icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Após ataques, caixas eletrônicos 'desaparecem' das ruas de João Pessoa

Explosões e ataques a caixas eletrônicos levam proprietários de estabelecimentos comerciais a recusarem equipamentos.

Publicado em 03/09/2015 às 6:00

Arrombamentos, explosões e assaltos em caixas eletrônicos são ocorrências cada vez mais frequentes e que estão levando proprietários de estabelecimentos comerciais a optarem pela retirada do equipamento. Segundo pessoenses, locais como o Centro e a orla da cidade deixaram de contar com caixas, o que tornou o acesso aos serviços bancários mais difícil para os clientes. De acordo com dados estatísticos do Sindicato dos Bancários da Paraíba, de janeiro a agosto deste ano, foram registrados cem ataques contra instituições e terminais de autoatendimento no Estado.

Foram quatro anos com a presença de um caixa eletrônico em seu mercadinho e a escolha teve um objetivo: chamar mais clientes para o seu estabelecimento, de acordo com a empresária Nagia Pereira. Ela tem um comércio instalado em uma rua do Centro da capital que há quatro meses não conta mais com a presença de um terminal de autoatendimento. O resultado que ela esperava, com o aumento no número de clientes, perdurou por muito tempo, até que o local passou a ser visado por assaltantes.

“Era lucro para mim e por muito tempo foi bom, só que começou essa onda de assaltos e aí a gente começou a ser mais visado”, revelou. Conforme a empresária, tanto esse estabelecimento quanto outro que ela possui em outro bairro da capital tinham o caixa eletrônico, mas ela decidiu tirá-los há cerca de quatro meses após ser alvo da ação de bandidos. "Para se ter uma ideia, da última vez, o prejuízo que ocasionaram em mercadoria foi de mais de R$ 4 mil. Para mim, foi melhor tirar”, comentou.

Para o fiscal Alexandre Xavier, que, junto com amigos, sacava o salário todos os meses nesse terminal de autoatendimento, a retirada foi incômoda, mas necessária. “Aqui do lado tem um hospital. Já imaginou se explodem isso aí? Poderia ocasionar um acidente ou algo pior", opinou. Em uma instituição localizada nas proximidades do Parque Solon de Lucena, também na capital, a retirada do caixa eletrônico também foi motivada pelos ataques. Conforme um funcionário do local, o último ocorreu no mês de abril, quando funcionários foram rendidos e bandidos arrombaram e levaram todo o dinheiro que estava no caixa eletrônico.

Além desses terminais de autoatendimento, pelo menos outros quatro também foram desativados ou retirados da cidade, conforme levantamento feito pela reportagem. Eles estavam localizados em bairros como Torre, Bancários, Mangabeira e na orla da capital, que possuía terminais 24h nas proximidades do Hotel Tambaú, facilitando a vida de pessoenses e turistas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp