POLÍTICA
Rede PB inicia projeto Eleições; pesquisa Ibope sai no fim de semana
Além de pesquisas, serão realizadas entrevistas e debates na 101 FM com candidatos a senador e a governador, entrevistas e debate nas TVs Cabo Branco e Paraíba com candidatos a governador.
Publicado em 26/05/2010 às 9:49
Aline Lins
Do Jornal da Paraíba
Com arte do Jornal da Paraíba
A Rede Paraíba de Comunicação, integrada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, Rádios 101 FM e Cabo Branco FM, Portal Paraíba1 e JORNAL DA PARAÍBA, inicia neste final de semana o Projeto Eleições 2010, com vistas às eleições gerais de outubro. A primeira pesquisa de intenção de votos encomendada pela TV Cabo Branco ao instituto será divulgada em todos os veículos do grupo.
Clique aqui e confira o calendário de entrevistas e debates
Além de pesquisas, serão realizadas entrevistas e debates na 101 FM com candidatos a senador e a governador, entrevistas e debate nas TVs Cabo Branco e Paraíba com candidatos a governador, e matérias no JPB 1ª e 2ª edição com candidatos a governador.
O debate final nas TVs Cabo Branco e Paraíba com os candidatos a governador acontece em 28 de setembro.
O superintendente das TVs Cabo Branco e Paraíba, Guilherme Lima, ressaltou que a pesquisa Ibope que será divulgada neste final de semana está sendo bastante aguardada por ser a primeira após a desistência da candidatura do senador Cícero Lucena (PSDB) ao governo do Estado. “Ela vai mostrar como vão migrar os votos do eleitorado que iriam para Cícero”, frisou o superintendente.
A última pesquisa Ibope foi realizada de 8 a 11 de outubro de 2009. Nela, o Ibope apontava 14% das intenções de voto para Cícero Lucena, 38% para Ricardo Coutinho (PSB) e 37% para José Maranhão (PMDB). Brancos e nulos somaram 7%, e 5% dos eleitores questionados responderam que não sabiam.
“O objetivo principal da Rede Paraíba de Comunicação é abrir espaço para os candidatos apresentarem suas propostas, o seu projeto de governo, para que os eleitores façam as melhores opções. Esse é o principal objetivo do projeto”, explica o superintendente.
Quanto aos debates, Guilherme Lima declarou esperar que seja um “debate respeitoso, em que as regras sejam cumpridas, e que efetivamente se discuta o futuro da Paraíba”.
Angélica Lúcio ressalta o equilíbrio
A editora-executiva do JORNAL DA PARAÍBA, Angélica Lúcio, explicou que todas as atividades programadas dentro do Projeto Eleições 2010 terão cobertura do JP. O mesmo ocorrerá com o portal Paraíba1.
“O Jornal da Paraíba, a exemplo do que ocorreu em outras campanhas, vai fazer o trabalho com a isenção de sempre, pautando-se pelo equilíbrio nas informações, sem privilegiar candidato algum, e com a proposta de levar para o leitor todas as notícias que contribuam para o acompanhamento e o entendimento do processo eleitoral”, disse Angélica Lúcio.
A primeira rodada de entrevistas com os candidatos a senador acontecerá, segundo destaca a editora-executiva do jornal, de 9 a 13 de agosto, na 101 FM, das 13h às 14h, com cobertura estadual pela Rede Paraíba Sat. De 16 a 20 de agosto, será a primeira rodada de entrevistas com candidatos a governador, em rede estadual, pela TV Cabo Branco e pela TV Paraíba, no JPB 2ª edição.
Ana Viana destaca contribuição
A editora regional da Rede Paraíba de Televisão, Ana Viana, destacou a ampla cobertura por parte de todos os veículos de comunicação do grupo e a preocupação das empresas de não interferir no processo eleitoral, buscando a total isenção durante as entrevistas, debates, na produção das matérias e na divulgação das pesquisas.
“Assim, a gente contribui para ter uma eleição mais transparente, para que os candidatos apresentem propostas para governar”, disse ela. Ana Viana lembra que diferente da tendência natural da mídia buscar o enfoque nos abusos de candidatos, a questão da ‘Ficha Suja’, o Projeto da Rede Paraíba tem objetivo de esclarecer, não de julgar.
De acordo com Ana Viana, o projeto é ao mesmo tempo um serviço direcionado ao eleitor e um instrumento que o candidato tem para mostrar seus projetos de governo e os motivos pelos quais quer ser candidato. “Vai ser um espaço fantástico para o candidato, em espaços nobres da televisão. E, ao vivo, não é gravado”, alerta Ana. “Esperamos com isso construir a democracia, contribuir para a transparência, para o equilíbrio das eleições”.
Leia a reportagem completa na edição do Jornal da Paraíba desta quarta-feira (26).
Comentários