VIDA URBANA
Qualidade do sono depende do travesseiro
A qualidade do sono depende de diversos fatores, entre eles, da escolha do travesseiro e da posição em que se costuma dormir
Publicado em 05/02/2012 às 8:00
A qualidade do sono depende de diversos fatores, entre eles, da escolha do travesseiro e da posição em que se costuma dormir. O travesseiro mais adequado, segundo especialistas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), é aquele que mantém o alinhamento do pescoço e do tronco. Por isso, a altura do travesseiro é o fator mais importante na hora da compra. E dormir de lado é a posição mais recomendada. Melhor ainda quando se recorre ao uso de dois travesseiros – aquele que mantém a cabeça alinhada e um outro posicionado entre os joelhos.
De acordo com o ortopedista Antonio Eulálio, não existe um modelo melhor ou pior. Nem todas as pessoas se adaptam ao mesmo tipo de travesseiro. A escolha deve ser individualizada e, muitas vezes, é necessário fazer o teste com mais de um tipo. O importante é que o produto ocupe o espaço entre o ombro e a cabeça na hora de dormir de lado, sendo que esta altura tem uma variação de 10 a 15 cm . “Uma pessoa que dorme com travesseiro muito alto ou muito baixo manterá a cabeça inclinada para um dos lados, o que causa uma contração dos músculos do pescoço, levando a pessoa a acordar com torcicolo", disse.
Comentários