icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Empresas de material de construção se unem para competir no mercado

Micro e pequenos empresários do ramo de material de construção se unem ao Sebrae para lançar a PB Construção e sobreviver junto aos grandes negócios.

Publicado em 08/08/2009 às 10:19

Do Sebrae/PB

O crescimento rápido da concorrência e a necessidade de se ganhar competitividade têm obrigado as empresas e instituições a estabelecerem parcerias entre si. Dentro deste cenário acirrado, 13 empresários do ramo do comércio varejista de materiais de construção irão lançar a Rede PB Construção na próxima terça-feira (11), às 19h, no auditório máster do Sebrae Paraíba.

A estruturação de redes e parcerias tem se tornado cada vez mais comum entre os micro e pequenos empresários, como uma forma de sobrevivência à concorrência das grandes empresas.

“Dessa forma, as empresas conseguem dividir custos, desenvolver tecnologias e ampliar o acesso a mercados, trazendo inúmeras vantagens para os consumidores”, declarou Marlete Fonseca, gestora do projeto no Sebrae.

Obedecendo aos princípios da cooperação, muitas empresas se organizam em redes de negócios e associações, que agindo coletivamente através de uma entidade empresarial conseguem competir melhor no mercado. Na Paraíba, o sistema já funciona em outros ramos, como por exemplo, as redes de óticas, móveis e supermercados.

“A rede é uma realidade que temos que aceitar. Hoje os micro e pequenos empresários precisam se inserir no mercado e ele exige esse tipo de organização, a gente não sobrevive se não buscar a parceria junto aos fornecedores”, afirmou o presidente da PB Construção, Linduarte da Silva. “Atualmente, os concorrentes não devem ser vistos como uma ameaça, mas como uma oportunidade de crescimento coletivo”, completou Marlete.

A nova rede ajudará os empresários a enfrentar os desafios do dia-a-dia; trabalhando juntos, será mais fácil de superar conflitos e construir consensos que viabilizem no coletivo, atingindo metas e objetivos que resultarão em uma evolução que dificilmente seria atingida individualmente.

Os empresários filiados a PB Construção terão maior poder de barganha junto aos fornecedores, aumentando suas vendas e lucratividade. Eles poderão ainda contratar serviços, consultorias e capacitações compartilhadas, trabalhando assim no fortalecimento de uma única marca. Essa nova forma de trabalho resultará em preços mais competitivos, facilidade de compra e uma maior variedade de materiais para os consumidores.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp