ECONOMIA
Empresas de material de construção se unem para competir no mercado
Micro e pequenos empresários do ramo de material de construção se unem ao Sebrae para lançar a PB Construção e sobreviver junto aos grandes negócios.
Publicado em 08/08/2009 às 10:19
Do Sebrae/PB
O crescimento rápido da concorrência e a necessidade de se ganhar competitividade têm obrigado as empresas e instituições a estabelecerem parcerias entre si. Dentro deste cenário acirrado, 13 empresários do ramo do comércio varejista de materiais de construção irão lançar a Rede PB Construção na próxima terça-feira (11), às 19h, no auditório máster do Sebrae Paraíba.
A estruturação de redes e parcerias tem se tornado cada vez mais comum entre os micro e pequenos empresários, como uma forma de sobrevivência à concorrência das grandes empresas.
“Dessa forma, as empresas conseguem dividir custos, desenvolver tecnologias e ampliar o acesso a mercados, trazendo inúmeras vantagens para os consumidores”, declarou Marlete Fonseca, gestora do projeto no Sebrae.
Obedecendo aos princípios da cooperação, muitas empresas se organizam em redes de negócios e associações, que agindo coletivamente através de uma entidade empresarial conseguem competir melhor no mercado. Na Paraíba, o sistema já funciona em outros ramos, como por exemplo, as redes de óticas, móveis e supermercados.
“A rede é uma realidade que temos que aceitar. Hoje os micro e pequenos empresários precisam se inserir no mercado e ele exige esse tipo de organização, a gente não sobrevive se não buscar a parceria junto aos fornecedores”, afirmou o presidente da PB Construção, Linduarte da Silva. “Atualmente, os concorrentes não devem ser vistos como uma ameaça, mas como uma oportunidade de crescimento coletivo”, completou Marlete.
A nova rede ajudará os empresários a enfrentar os desafios do dia-a-dia; trabalhando juntos, será mais fácil de superar conflitos e construir consensos que viabilizem no coletivo, atingindo metas e objetivos que resultarão em uma evolução que dificilmente seria atingida individualmente.
Os empresários filiados a PB Construção terão maior poder de barganha junto aos fornecedores, aumentando suas vendas e lucratividade. Eles poderão ainda contratar serviços, consultorias e capacitações compartilhadas, trabalhando assim no fortalecimento de uma única marca. Essa nova forma de trabalho resultará em preços mais competitivos, facilidade de compra e uma maior variedade de materiais para os consumidores.
Comentários