icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

É hora de revisar conteúdos para encarar o PSS-2012

No próximo domingo, os mais de 42 mil inscritos começa a jornada de testes por uma vaga na Universidade Federal da Paraíba.

Publicado em 15/11/2011 às 8:00


Contagem regressiva para o Processo Seletivo Seriado (PSS-2012). No próximo domingo, os mais de 42 mil inscritos que disputam as 4.574 vagas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começarão a jornada de testes que só termina no dia seguinte.

Faltando precisamente quatro dias para o início da prova, a principal recomendação dos professores é manter a tranquilidade e revisar apenas assuntos que já foram plenamente aprendidos em sala de aula. Eles alertam que os estudantes não devem, de forma nenhuma, usar esse tempo que resta para tentar assimilar o assunto que não foi aprendido ao longo do ano.

“Nesse momento é preciso ter foco. O aluno só deve ler apenas o que já foi ministrado em sala de aula e fazer exercícios que já sabe fazer. Se ele for tentar fazer exercícios que ainda não havia feito, pode não conseguir acertar o resultado e ficar nervoso, coisa não é boa a essa altura”, observa o professor graduado em Matemática e Ciências Biológicas Thiago Alves, que possui 25 anos de carreira.

Muitas questões de Matemática são resolvidas com uso de fórmulas. No entanto, o docente lembra que não adianta decorar as fórmulas. Além de raciocínio lógico, as provas de matemática exigirão poder de interpretação de texto. Por isso, os alunos precisam ficar atentos ao enunciado que virá antes de cada questão. É ele que vai direcionar a forma como a pergunta deverá ser respondida e até a fórmula que precisará ser usada.

Revisar apostilas antigas e provas de PSS anteriores são ações que podem ajudar o candidato a ter bom desempenho na prova.
O professor de História José Ricardo Helmoth ainda sugere que o estudante faça uma leitura rápida em assuntos ligados a cidadania, escravidão e atual situação da mulher na sociedade.

Segundo ele, esses temas estão no conteúdo programático do PSS e poderão ser abordados em questões de 1º e 2º ano.

“Ainda recomendo a leitura sobre movimento feminista, xenofobia, homofobia e grupos formados por lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. Racismo, diferenças sociais e organizações nacionais de extremistas, como o 'grupo dos Carecas' que ataca no Rio de Janeiro são temas que podem cair na prova”, afirma.

Área humana
Durante o PSS, os alunos responderão a testes de Matemática, Português, História, Geografia, Literatura Brasileira, Física, Química e idioma estrangeiro, que poderá ser Inglês ou Espanhol. No domingo, os conteúdos serão da 1ª série do ensino médio. No dia seguinte, serão os da 2ª série.

O professor de Espanhol Luiz Humberto Frankuert observa que alguns alunos começam a prova pelas questões de raciocínio lógico, como Matemática e Física. Mas ele recomenda que a prioridade seja outra. O docente explica que Português, História, Geografia e idioma estrangeiro são disciplinas que exigirão mais concentração e dedicação, capacidades que ficarão afetadas nos momentos finais da prova. “Oitenta por cento da prova de língua estrangeira dependerão unicamente da interpretação dos alunos. Mas, muitos deixam essa prova para o final, quando estão cansados”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp