icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Fim do PSS não agrada a alunos

Para os alunos do ensino médio e de cursinhos pré vesibulares mudança representa aumento da concorrência e redução de chances.

Publicado em 15/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:52


Alunos do ensino médio e de cursinhos pré-vestibulares de João Pessoa não viram com bons olhos a decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que extinguiu o tradicional Processo Seletivo Seriado (PSS) para o ingresso na instituição, já a partir deste ano. Para os estudantes, a mudança representa maior concorrência e menos uma chance de cursar o ensino superior.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, no bairro Tambiá, os alunos acreditam que a concorrência ficará ainda maior, já que a partir de agora a única forma de entrar na UFPB será por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“Nos últimos 3 anos, vimos o conteúdo com foco no PSS. E o Enem, além de ter questões contextualizadas, são voltadas principalmente à atualidade e não é isso que vemos na escola.

Mas quem quer cursar o ensino superior vai ter que se preparar, praticar a escrita e encarar o Enem”, disse Joelson Dibelli Batista, 18 anos, que pretende cursar Ciência da Computação.

Já nos cursinhos pré-vestibulares, os alunos estão se sentindo menos penalizados, com relação ao conteúdo visto em sala de aula, pois as instituições já vinham nessa perspectiva de avaliação, como o Interactivo Colégio e Curso, que na manhã de ontem reuniu os coordenadores das três unidades para fazer algumas adequações de datas, já que as aulas ocorreriam até dezembro, período de realização do antigo PSS.

CFO
Os estudantes interessados em fazer o Curso para Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba ainda não têm uma definição de como ocorrerá o certame neste ano, uma vez que o PSS era o único meio utilizado como seleção para o curso. Com a mudança, o ingresso no CFO está indefinido.

Na tarde de ontem, a Polícia Militar realizou uma reunião para estudar as diretrizes que deverão ser tomadas para a seleção. Na tarde de hoje outra reunião será realizada entre o Consepe e a Polícia Militar e uma nota oficial sobre o processo seletivo deverá ser divulgada.

O assessor de comunicação da Polícia Militar da Paraíba, Major Gilberto Felipe, acrescentou que é possível a realização de um concurso isolado, porém que este não seja promovido pela PM, a fim de garantir a lisura do processo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp