icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Acessibilidade na orla

Projeto que começa neste sábado (15) na orla da praia do Cabo Branco, permitirá aos cadeirantes acessibilidade à praia e ao mar.

Publicado em 15/12/2012 às 6:00

As pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida terão nova opção de lazer na cidade de João Pessoa. A partir de hoje, às 7h, serão iniciadas as atividades do projeto 'Acesso Cidadão ao Lazer, Esporte e Cultura', na praia do Cabo Branco, que permite aos cadeirantes acessibilidade à praia e ao mar.

O projeto é uma parceria da Prefeitura da capital (PMJP), por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan); Fundação Casa José Américo; ONG Assessoria e Consultoria para Inclusão Social; e Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

A programação inicia-se às 7h, na calçadinha da praia, com café da manhã para os participantes. Em seguida, haverá a apresentação da Banda Acredite, pelo CAEHH (Helena Holanda), cadastro dos participantes, início da cerimônia de instalação do projeto, apresentação da banda de pagode e danças pela Funad, encerrando com práticas de modalidades esportivas: bocha no tablado, vôlei sentado, frescobol, badminton, banho de mar nas cadeiras anfíbias, surf, passeio de caiaque. A solenidade que marcará o início das atividades contará com a presença do prefeito Luciano Agra e com apresentações artísticas de grupos formados por pessoas com deficiência física.

PROJETO
Todos os sábados, das 7h ao meio-dia, será disponibilizado, em frente à Fundação Casa José Américo, material que garantirá o lazer e as atividades esportivas. Ao todo, são 13 cadeiras anfíbias (flutuam no mar), dois caiaques adaptados, duas pranchas de surf adaptadas, duas handbikes, dois kits de bocha, um kit de vôlei sentado e uma esteira que levará os cadeirantes da calçada até o mar.

Para auxiliar os usuários, estão envolvidos no projeto mais de 30 profissionais e estudantes voluntários, incluindo educadores físicos, fisioterapeutas e bombeiros civis. Todos passaram por capacitação para executar o trabalho com o público.

De acordo com a coordenadora de Controle Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Patrícia Teotônio, o projeto de acessibilidade na praia é pioneiro no país. “Nenhuma cidade brasileira oferece um serviço como esse e acredito que atrairá muitos turistas com necessidades especiais”, disse.

Para a publicitária Carolina Vieira, que é cadeirante, o projeto é uma conquista para os deficientes físicos. “Até então, tínhamos muitas barreiras arquitetônicas que nos impediam ter acesso a um espaço tão maravilhoso como a praia”, disse.

Além das atividades na praia, o projeto Acesso Cidadão tem como objetivo assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso a locais de eventos esportivos, recreativos, turísticos e culturais, além de conscientizar sobre a necessidade de facilitar a vida da pessoa com deficiência.

O secretário de Planejamento, Aldo Prestes, disse que é muito importante o envolvimento da Seplan com atividades voltadas à acessibilidade. “Por meio desse projeto, conseguimos doar cadeiras para a equipe de basquete e custear as suas passagens para uma competição. Tudo o que está ao alcance da PMJP fazemos para apoiar a acessibilidade do cidadão”, disse.

O projeto assegurará que crianças com deficiência possam, em igualdade de condições com as demais crianças, participar de jogos e atividades recreativas, esportivas, de lazer e culturais, na areia, no mar e na FCJA. Prevê a criação de oficinas de surf adaptado, de arte e esculturas na areia, de vôlei de praia, oficinas recreativas, como peteca e spiribol, bem como serão promovidas palestras e diversas atividades nas dependências da Fundação Casa de José Américo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp