CULTURA
Léo Almeida retoma carreira
Retomada vem após período que cantor denomina como "Reclusão espontânea", em que continuou se dedicando à pesquisa musical.
Publicado em 17/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 26/05/2023 às 17:33
Vai-se uma década desde Ao Leu (2004), primeiro registro autoral produzido e arranjado por Alex Madureira. Para comemorar a data, Léo Almeida 'reaparece' nesta sexta-feira em João Pessoa. A apresentação será na Usina Cultural Energisa, às 20h30, na Sala Vladimir Carvalho (200 lugares), e os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
A retomada da carreira vem após um período que o cantor e compositor denomina como "Reclusão espontânea", em que continuou se dedicando à pesquisa musical que o revelou entre os anos 1970 e 1980 como promessa em eventos como o Festival de Música Amadora da Paraíba e o MPB Sesc; e atração em projetos como o Boca da Noite e o Arapuca.
Léo Almeida foi aposta da coletânea em vinil Música da Paraíba Hoje (1982), de cuja seleção participou junto com êxitos de então e futuros, como Livardo Alves, Braulio Tavares, Fuba, Jaguaribe Carne, Chico César, entre tantos outros. Ele colaborou para o volume 2 com 'Menino de Mangabeira', parceria com o compositor Jorge Negão.
O show de hoje lembra uma trajetória que teve seu ponto alto em 2004, quando lançou o primeiro CD e foi convidado por Eliana Pittman para abrir o show da cantora no Bar Brahma, em São Paulo. No ano seguinte, abriu o show de Luiz Melodia no projeto Seis e Meia, então realizado no Mag Shopping.
Atualmente, Léo Almeida tem retornado às origens como cantor de barzinho, fazendo uma turnê por bares da orla e do centro histórico da capital. Uma de suas últimas aparições foi no show 4 Cabeças, ao lado dos parceiros contemporâneos Junior Targino, Kennedy Costa e Pádua Belmont.
Comentários