VIDA URBANA
Óleo vaza no Rio Negro em transferência de balsas
Informação foi divulgada nesta segunda (3) pela Marinha do Brasil.
Publicado em 03/10/2016 às 19:50
Uma grande quantidade de óleo pesado vazou no Rio Negro, em Manaus, informou nesta segunda-feira (3) o Comando do 9° Distrito Naval da Marinha do Brasil.
Nota divulgada pelo comando diz que o vazamento ocorreu no último sábado (1º) durante manobra de transferência de derivados de petróleo de uma balsa para outra, conforme relataram inspetores navais da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental que estiveram no local. Uma válvula de transferência de uma das balsas travou, ocasionando o derramamento do óleo no rio. As embarcações estavam atracadas no Porto Chibatão, que é privado.
Segundo a Marinha, a empresa foi notificada. Uma das balsas, inclusive, estava com um dos certificados obrigatórios vencido.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), informou, em nota, que uma equipe da instituição esteve no local no dia do incidente e vai voltar ao porto para verificar a extensão do dano e se o óleo foi contido pela empresa. Caso seja necessário, o Ipaam declarou que poderá punir os responsáveis.
Também em nota, o Grupo Chibatão informou que, ao tomar conhecimento do ocorrido, a equipe ambiental do porto foi acionada e tomou as providências cabíveis. Segundo a empresa, 100% do óleo já foi removido e, no momento, o objetivo é eliminar os resíduos.
Comentários