icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Na Paraíba Enem começará ao meio-dia

Na Paraíba, 187.321 estudantes participam neste final de semana das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013.

Publicado em 26/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:25

Na Paraíba, 187.321 estudantes participam hoje e amanhã das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. A avaliação será aplicada em 45 municípios paraibanos e em 397 locais. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela avaliação, não será permitido o uso de celular depois de o candidato entrar na prova. O MEC vai monitorar redes sociais durante a prova.

Por conta do horário de verão, na Paraíba e em todos os estados das regiões Norte e Nordeste, os portões serão abertos às 11h e fecharão às 12h. A recomendação dos organizadores é que os participantes cheguem ao local de prova até as 11h.

O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, afirmou ontem, em entrevista coletiva que o MEC vai monitorar as redes sociais durante a realização do Enem. Segundo o ministro, se o candidato utilizar o celular depois de entrar no local de prova cometeu uma infração.

Quem levar qualquer eletrônico, como celular e tablet, terá que guardar em um porta-objetos lacrado que ficará embaixo da carteira. O mesmo vale para materiais como lápis, livros e apostilas. Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras.

Hoje, serão aplicadas as provas de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No total, serão 90 questões e o estudante terá quatro horas e 30 minutos para fazer a prova e preencher o cartão de respostas. No domingo, as provas serão sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. No segundo dia, a prova terá duração de cinco horas e 30 minutos.

Para enfrentar a maratona de questões do Enem, ontem muitos colégios e cursinhos ofereceram aos alunos a oportunidade de revisar alguns conteúdos e pegar dicas com os professores. As salas do terceiro ano e dos cursinhos estavam menos cheias do que o de costume e boa parte dos alunos atendeu às recomendações dos professores para aproveitar o dia com atividades de lazer e descanso. Mas, quem foi aos cursinhos também encontrou um ambiente tranquilo e com professores dispostos a tirar dúvidas sobre os conteúdos.

Nas salas de aula há 12 anos, o professor de língua inglesa Plácido Neto orienta aos candidatos a ficar atentos ao receber o caderno de provas e começar a responder pelas questões que tenham mais afinidade. “Comece por aquela questão que você sente mais firmeza e está preparado para respondê-la. Isso te dará mais confiança. No caso da prova de inglês, leia primeiramente as questões antes de ler o texto, porque se o aluno analisa as alternativas e o enunciado, ele já terá noção do assunto que o texto traz”, recomendou.

Diante do total de 180 questões e mais uma redação, é comum os candidatos se preocuparem com o tempo que será gasto para resolver cada item. Mas, na opinião de Plácido Neto, o aluno deve ficar atento a cada questão e manter a calma.

“Se os organizadores deram um determinado tempo para resolver a prova, é porque é possível concluí-la. Não se preocupe com o fato de quanto tempo você gastará em cada questão. Terá questões que você resolve em um minuto, outras em cinco. Quando for passar de uma questão para outra, você para, respira, olha o tempo, toma uma água e volta para a prova.

Foque na questão que você está respondendo”, ensina.
O estudante Weslley da Cunha seguiu bem as dicas do educador e defende que atenção na hora de ler a prova e responder às questões é essencial para obter um bom desempenho. O garoto fez o Enem ano passado e conseguiu uma vaga no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Hoje e amanhã, ele estará novamente diante das provas para tentar uma vaga para o mesmo curso, em outra instituição da capital.

“No ano passado a prova estava fácil e foi tudo tranquilo. A dica que eu dou é manter a calma e ler a questão sem pressa, porque isso acaba eliminando a pessoa”, disse. Colega de turma de Weslley, Alania Thalita fará o exame pela primeira vez e está confiante com o resultado. “Estudei bastante o ano todo, me dediquei e espero que dê tudo certo. Tenho um pouco de dificuldade em matemática, mas acho que vou conseguir”, revela. (Colaborou Luzia Santos)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp