VIDA URBANA
Óleo para fritura vira sabão caseiro com novo projeto da prefeitura
Ralo era o destino final para o óleo de cozinha utilizado no preparo de frituras, mas agora com o novo projeto da prefeitura de João Pessoa, o produto se transforma em sabão caseiro.
Publicado em 04/02/2011 às 11:30
Da Redação
Com Secom-JP
O ralo era o destino final para o óleo de cozinha utilizado no preparo de frituras, mas agora com o novo projeto da prefeitura de João Pessoa, o produto se transforma em sabão caseiro. Nesta semana a prefeitura, através da Emlur, instalou dois coletores de óleos e gorduras na Praça de Alimentação de Tambaú.
Cada coletor tem capacidade de 200 litros. De acordo com Elma Xavier, diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos, um fiscal estará no local todas as noites, monitorando as atividades. “Os comerciantes assinarão um Termo de Parceria com a Emlur, no qual se responsabilizarão pelo descarte consciente desse produto”, explica.
Durante a instalação, os comerciantes foram informados sobre a maneira de proceder, devendo colocar o óleo em garrafas pet para só então depositá-las nos coletores – o óleo não deve ser despejado diretamente no contêiner. Além de zelar pela saúde do meio ambiente, Elma ressalta que a medida trará também compensações financeiras para os comerciantes. “Eles estavam tendo muitas despesas com a manutenção da tubulação e das caixas de gordura, que viviam entupidas. Então, mostraram-se bastante solícitos”, afirma.
Sabão
O óleo usado será coletado uma vez por semana e encaminhado à sede da Emlur, onde já são desenvolvidas oficinas para a população e a sociedade civil organizada, que transformam o óleo velho em sabão ecológico. O excedente, conforme Elma, será enviado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), que desenvolve, em convênio com a prefeitura, o Projeto Soluz, que visa a promoção da geração de renda a partir da coleta seletiva do lixo e da reciclagem.
Comentários