VIDA URBANA
Exames descartam nova gripe em mais três casos investigados na PB
Advogada, promotora e criança de 6 anos não estão infectadas, segundo revelou exame feito pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.
Publicado em 03/07/2009 às 10:45
Karoline Zilah
Com André Gomes, do Jornal da Paraíba
Três dos cinco casos suspeitos de gripe A que estão sendo investigados na Paraíba foram descartados por exames laboratoriais divulgados na manhã desta sexta-feira (3). Os testes deram negativo para a presença do vírus Influenza A (H1N1) em uma promotora de 29 que viajou para a Argentina, uma advogada de 49 anos e sua neta, de 6, que retornaram do Chile. Elas apresentaram sintomas respiratórios dias depois de retornarem de países de risco para a doença.
Outros dois pacientes, adolescentes de 15 e 16 anos, ainda aguardam os resultados dos exames. A Secretaria de Saúde do Estado informou que, com o aumento no número de casos suspeitos, os resultados estão demorando a sair porque apenas um laboratório atende à região Nordeste, que é o Instituto Evandro Chagas, em Belém, no estado do Pará. Antes, o resultado saía em cerca de 72 horas.
Até o momento, apenas duas pessoas foram diagnosticadas com o vírus na Paraíba, mas elas já receberam alta. Até as 8h30 desta sexta-feira, nenhum novo caso foi notificado. No entanto, 27 pessoas estão sendo monitoradas por terem tido contato com os pacientes investigados.
Com a incidência maior de casos suspeitos na Paraíba, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), situado no campus da UFPB em João Pessoa, anunciou que aumentou a ala destinada aos pacientes que precisam de isolamento. Além dos três apartamentos já disponibilizados para atendimento aos casos da gripe H1N1, o HU colocou à disposição mais quatro leitos.
Segundo a chefe do Serviço de Doenças Infectocontagiosas do HU, a médica Romilda Fernandes, os novos leitos disponíveis não serão isolados e mais de uma pessoa contaminada poderá ficar no quarto, tendo de uma cama para outra a distância de um metro e meio de distância. Já nos quartos isolados existe vaga para apenas um paciente.
Quem precisar de esclarecimentos sobre doença pode ligar para o 0800 2827959 ou 8844-4779. Caso haja a suspeita de contaminação com o vírus, a pessoa deve procurar o Hospital Universitário.
Comentários