icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Exames descartam nova gripe em mais três casos investigados na PB

Advogada, promotora e criança de 6 anos não estão infectadas, segundo revelou exame feito pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Publicado em 03/07/2009 às 10:45

Karoline Zilah
Com André Gomes, do Jornal da Paraíba

Três dos cinco casos suspeitos de gripe A que estão sendo investigados na Paraíba foram descartados por exames laboratoriais divulgados na manhã desta sexta-feira (3). Os testes deram negativo para a presença do vírus Influenza A (H1N1) em uma promotora de 29 que viajou para a Argentina, uma advogada de 49 anos e sua neta, de 6, que retornaram do Chile. Elas apresentaram sintomas respiratórios dias depois de retornarem de países de risco para a doença.

Outros dois pacientes, adolescentes de 15 e 16 anos, ainda aguardam os resultados dos exames. A Secretaria de Saúde do Estado informou que, com o aumento no número de casos suspeitos, os resultados estão demorando a sair porque apenas um laboratório atende à região Nordeste, que é o Instituto Evandro Chagas, em Belém, no estado do Pará. Antes, o resultado saía em cerca de 72 horas.

Até o momento, apenas duas pessoas foram diagnosticadas com o vírus na Paraíba, mas elas já receberam alta. Até as 8h30 desta sexta-feira, nenhum novo caso foi notificado. No entanto, 27 pessoas estão sendo monitoradas por terem tido contato com os pacientes investigados.

Com a incidência maior de casos suspeitos na Paraíba, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), situado no campus da UFPB em João Pessoa, anunciou que aumentou a ala destinada aos pacientes que precisam de isolamento. Além dos três apartamentos já disponibilizados para atendimento aos casos da gripe H1N1, o HU colocou à disposição mais quatro leitos.

Segundo a chefe do Serviço de Doenças Infectocontagiosas do HU, a médica Romilda Fernandes, os novos leitos disponíveis não serão isolados e mais de uma pessoa contaminada poderá ficar no quarto, tendo de uma cama para outra a distância de um metro e meio de distância. Já nos quartos isolados existe vaga para apenas um paciente.

Quem precisar de esclarecimentos sobre doença pode ligar para o 0800 2827959 ou 8844-4779. Caso haja a suspeita de contaminação com o vírus, a pessoa deve procurar o Hospital Universitário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp