icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Arnaldo acústico

Arnaldo Antunes comemora seus 30 anos de carreira com CD e DVD.

Publicado em 27/05/2012 às 8:00

Arnaldo Antunes já confirmou a participação na turnê Cabeça de Dinossauro, que comemora os 30 anos dos Titãs em grande estilo, com toda a formação original da banda (exceto Marcelo Fromer, morto em 2001).

Para o CD e DVD que comemoram os seus 30 anos de carreira, porém, Arnaldo não convidou nenhum de seus velhos amigos.

Em evidência no palco de seu Acústico MTV, além dos jovens talentos que estão em sua banda desde Iê, Iê, Iê (2009), convidados especiais como Moreno Veloso, Guizado e Nina Becker renovam um repertório que percorre toda a trajetória do poeta de cabelos espetados.

"Sou fã de todos eles, da banda aos convidados", confessa o cantor e compositor à reportagem. "Todos têm os seus trabalhos solo e foi uma felicidade conseguirmos conciliar nossa agenda e apresentar esta formação no show", diz Arnaldo, que faz as contas de seu quarto trabalho formatado ao vivo (o primeiro foi Go Back, ainda com os Titãs).

"A gente nem previa que ia ser um disco acústico. Era para ser um desdobramento do (Ao Vivo) Lá em Casa (2010), só que menos dançante e com um repertório representativo da carreira como um todo", explica.

Arnaldo incluiu no setlist três canções da época dos Titãs ('Hereditário' e o potpourri de 'O que' e 'Comida'), além de três hits derivados de seu período tribalista ('Passe em casa', do trio; 'Sem você', composta com Carlinhos Brown; e 'De mais ninguém', composta com Marisa monte).

"O fato de tirar o peso da bateria e dos instrumentos elétricos fez as canções aparecerem mais, ressaltando a sonoridade de cada uma. Também me deu a oportunidade de cantar coisas mais antigas, que outros artistas gravaram, embora o meu rock'n'roll esteja lá em faixas como 'Fora de si'", avisa.

'Fora de si', faixa do álbum Ninguém (1995) e tema do filme Bicho de Sete Cabeças (2001), é a terceira de uma sequência na qual o veterano Liminha saca do violão de aço para emoldurar o inconfundível timbre de Arnaldo.

A sequência, que passa pelo medley da fase titânica, começa com 'Ligado a você', uma das duas inéditas apresentadas (a outra é 'Dentro de um sonho').

Liminha é o produtor do CD e do DVD, gravados de um show realizado em dezembro do ano passado com a direção de Roger Carlomagno.

Carlomagno dirigiu também o Grêmio Recreativo MTV, programa em dez episódios exibido ano passado. Nele, Arnaldo Antunes era escoltado por figuras da jovem e da velha guarda do rock.

Alguns dos decanos são indiretamente homenageados no Acústico, a exemplo de Ortinho (autor de 'A casa é sua' e 'Envelhecer', que abre e encerra, respectivamente, o repertório do show) e Pepeu Gomes (lembrado na incidental 'Preta pretinha', dos Novos Baianos, e em 'Alma', de autoria do cabeludo).

O acento juvenil é patente no time escalado por Arnaldo para dividir com ele a cena e o restante das composições: Betão Aguiar (contrabaixo), Chico Salem e Edgard Scandurra (cordas), Curumin (bateria) e Marcelo Jeneci (teclados).

VELHOS E JOVENS
"Estas parcerias não são nada previstas nem intencionais", alerta Arnaldo. "Independente da questão da idade, quando existem afinidades reais, sempre acabamos fazendo coisas juntos. Eu me relaciono com um monte de gente porque sou curioso e gosto de saber o que é que se está fazendo de música hoje em dia. Gosto de ter músicos mais novos em minha banda: eles acabam me apresentando outras referências e isso gera um território no qual cabe fazer esta ponte. A questão geracional importa menos do que a identificação espontânea", reflete.

Segundo Arnaldo, o trabalho sai em blu-ray ainda este ano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp