VIDA URBANA
Casas são demolidas na 'Novo Horizonte'
Moradores foram contemplados com novas casas em condomínio, mas dizem que locais são distantes de serviços como escolas e creches.
Publicado em 25/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:42
Famílias que moram na comunidade Novo Horizonte, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, terão as casas demolidas até o final desta semana. As remoção dos imóveis foi iniciada ontem e segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da capital, as famílias foram retiradas na comunidade porque estavam morando em área de risco. Além desta comunidade, haverá ainda a remoção de famílias que moram na comunidade do “S”, no Baixo Róger, e no Bairro São José.
Os moradores retirados da comunidade foram contemplados com imóveis no condomínio popular construído pela Prefeitura no Vale das Palmeiras, também no Cristo. No entanto, a mudança não agradou a maioria das famílias, que reclamavam da falta de infraestrutura no novo endereço.
A dona de casa Elizabeth Santana mora no Novo Horizonte há mais de 20 anos e terá a casa demolida até a próxima sexta-feira. Mesmo com a garantia de uma nova casa, ela demonstra preocupação com as despesas que terá para deixar a filha e os netos na escola.
“Nos condomínios não têm uma escola, nem creche. Minha filha e meus netos estudam aqui no Cristo e fica longe para eles irem a pé. Vamos ter que gastar com passagem e ainda tem a distância. Mas vai ser o jeito sair”, disse.
A situação dos moradores da comunidade Novo Horizonte que mantém pequenos estabelecimentos em casa, como fiteiros e padarias, é ainda mais preocupante. Segundo os moradores, no condomínio novo não há estabelecimentos comerciais e ou espaço para quem tem um comércio, continuar com as vendas.
O padeiro Paulo Alberto mantém no terraço de casa uma pequena padaria e venda de outros alimentos. Com a mudança para um outro local, ele diz não ter outra fonte de renda e teme não ser ressarcido do prejuízo. “Aqui tenho minha clientela e meus equipamentos para fabricar os pães. Como vou fazer lá se o espaço da casa é pequena? Já estou me desfazendo de algumas coisas. Não sei como vou sustentar minha família e ainda tem a escola das meninas, que é longe”, lamentou o comerciante.
PREFEITURA
Conforme a secretária da Sedes, Marta Moura, 353 famílias foram retiradas da Comunidade Novo Horizonte e outras 40 famílias, que não possuíam cadastro, foram encaminhados ao auxílio moradia.
Ainda de acordo com ela, 1.772 famílias já foram beneficiadas em 2013 com a entrega da casa própria e as 576 que hoje moram no Residencial Jardim Veneza receberam suas unidades em um evento que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. “No Vale das Palmeiras, no Cristo Redentor, já foram entregues 856 novas unidades habitacionais”, afirmou.
Comentários