icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Casas são demolidas na 'Novo Horizonte'

Moradores foram contemplados com novas casas em condomínio, mas dizem que locais são distantes de serviços como escolas e creches.

Publicado em 25/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:42

Famílias que moram na comunidade Novo Horizonte, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, terão as casas demolidas até o final desta semana. As remoção dos imóveis foi iniciada ontem e segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da capital, as famílias foram retiradas na comunidade porque estavam morando em área de risco. Além desta comunidade, haverá ainda a remoção de famílias que moram na comunidade do “S”, no Baixo Róger, e no Bairro São José.

Os moradores retirados da comunidade foram contemplados com imóveis no condomínio popular construído pela Prefeitura no Vale das Palmeiras, também no Cristo. No entanto, a mudança não agradou a maioria das famílias, que reclamavam da falta de infraestrutura no novo endereço.

A dona de casa Elizabeth Santana mora no Novo Horizonte há mais de 20 anos e terá a casa demolida até a próxima sexta-feira. Mesmo com a garantia de uma nova casa, ela demonstra preocupação com as despesas que terá para deixar a filha e os netos na escola.

“Nos condomínios não têm uma escola, nem creche. Minha filha e meus netos estudam aqui no Cristo e fica longe para eles irem a pé. Vamos ter que gastar com passagem e ainda tem a distância. Mas vai ser o jeito sair”, disse.

A situação dos moradores da comunidade Novo Horizonte que mantém pequenos estabelecimentos em casa, como fiteiros e padarias, é ainda mais preocupante. Segundo os moradores, no condomínio novo não há estabelecimentos comerciais e ou espaço para quem tem um comércio, continuar com as vendas.

O padeiro Paulo Alberto mantém no terraço de casa uma pequena padaria e venda de outros alimentos. Com a mudança para um outro local, ele diz não ter outra fonte de renda e teme não ser ressarcido do prejuízo. “Aqui tenho minha clientela e meus equipamentos para fabricar os pães. Como vou fazer lá se o espaço da casa é pequena? Já estou me desfazendo de algumas coisas. Não sei como vou sustentar minha família e ainda tem a escola das meninas, que é longe”, lamentou o comerciante.

PREFEITURA

Conforme a secretária da Sedes, Marta Moura, 353 famílias foram retiradas da Comunidade Novo Horizonte e outras 40 famílias, que não possuíam cadastro, foram encaminhados ao auxílio moradia.

Ainda de acordo com ela, 1.772 famílias já foram beneficiadas em 2013 com a entrega da casa própria e as 576 que hoje moram no Residencial Jardim Veneza receberam suas unidades em um evento que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. “No Vale das Palmeiras, no Cristo Redentor, já foram entregues 856 novas unidades habitacionais”, afirmou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp