icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Estado qualifica nova organização social para atuar na Saúde

Governo não disse qual trabalho será feito pela organização social AçãoMedvida.

Publicado em 06/01/2012 às 10:55

O Governo do Estado qualificou mais uma organização social para atuar na Saúde estadual. Uma portaria da Secretaria de Administração do Estado publicada na edição de quinta-feira (5) do Diário Oficial, que circulou nesta sexta-feira (6) autoriza a atuação da AçãoMedvida – Associação Internacional de Ações Humanitárias. Ela é a terceira organização social que ingressa no setor de saúde da Paraíba.

A Ação Medvida é da cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro e foi fundada em 1980. E de acordo com informações disponibilizadas no site da instituição, ela atua principalmente na área de assistência à criança e também no gerenciamento de unidades de saúde. Segundo a portaria publicada pelo governo estadual, nos últimos anos ela foi qualificada para atuar na saúde do Distrito Federal (em 2009) e da cidade de Maricá, no Rio de Janeiro (em 2011)

A reportagem entrou em contato com a secretaria de Saúde para ter informações sobre onde a organização social vai atuar no estado. A assessoria de imprensa informou que apenas o secretário Waldson de Souza poderia falar sobre o assunto e que ele está de licença paternidade.

Desde que foi aprovada a lei que autoriza a administração estadual a fechar parcerias com organizações sociais, duas entidades já foram contratadas. A primeira delas foi a Cruz Vermelha Brasileira que foi contratada para administrar o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa em julho de 2011. O acordo inicial foi firmado até dezembro, mas na quarta-feira (4) foi publicado um aditivo de contrato esticando a gestão pactuada até junho deste ano.

Em dezembro a juíza Mirtes Takeko Shimanoe, da 4ª Vara do Trabalho da capital, concedeu um liminar, em atendimento a uma ação do Ministério Público do Trabalho, proibindo a renovação do contrato. No entanto, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire, cassou a liminar. O MPT moveu a ação após uma auditoria do Tribunal de Contas da União encontrar uma série de irregularidades no Trauma.

A outra organização social que atua na Saúde estadual pelo é a Associação Círculo do Coração de Pernambuco. Ela foi contratada em outubro com o objetivo de de melhorar a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos voltados para a cardiologia congênita infantil do estado, desenvolver pesquisas científicas e qualificar profissionais da rede de saúde cardiológica infantil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp