icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

MPT exige mudança em seleção para a Fiat

Seleção exigia que candidatos morassem próximo das instalações, a recomendação do MPT, é que não haja qualquer tipo de restrição.

Publicado em 07/03/2012 às 6:30


Os critérios de seleção para a Fiat não podem exigir que candidatos morem em municípios próximos à instalação da fábrica no município de Goiana, em Pernambuco. A determinação é do Ministério Público do Trabalho (MPT), que emitiu notificação recomendatória para que não haja restrições na pré-seleção. A fábrica de carros deve contratar 805 paraibanos.

Segundo a diretora geral do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Estadual, Deise Raquel, a medida ainda não foi comunicada oficialmente, mas a determinação já foi acatada.

Contudo, segundo a diretora do Sine-PB o órgão está responsável apenas pelo cadastro dos candidatos para os cursos de qualificação. “O Sine realiza o cadastro para a qualificação dos candidatos, já a seleção para contratação será realizada por uma empresa privada contratada pela Fiat”, esclareceu Deise Raquel.

O cadastro dos candidatos teve início no último sábado em Pedras de Fogo (PB). Na ocasião, mais de 400 pessoas se habilitaram para participar de cursos de qualificação. Diante da procura, o Sine já avalia a possibilidade de ampliar a oferta de cursos também para a área da construção civil. No próximo sábado, o cadastro terá prosseguimento, desta vez na cidade de Caaporã.

Segundo o MPT, o processo de pré-seleção para o trabalho na indústria da Fiat foi alterado para não haver discriminação.

Segundo o MPT, um acordo estabelecido pelas prefeituras (Pedras de Fogo, Caaporã e Alhandra), em parceria com o Sine e Cinep, limitava o cadastro de candidatos para trabalhadores residentes apenas nos municípios de Pedras de Fogo, Caaporã, Alhandra e Pitimbu.

O MPT expediu notificação recomendatória ao coordenador do Sine-PB, João Carlos Biazon; à presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra Cavalcanti; e aos prefeitos de Alhandra, Renato Mendes Leite; Caaporã, João Batista Soares; Pedras de Fogo, Maria Clarice Ribeiro Borba; e Pitimbu, José Rômulo Carneiro de Albuquerque Neto. O documento determina que todos os citados se abstenham de exigir comprovante de residência dos candidatos, devendo ser aberta nova oportunidade para a pré-seleção, com ampla divulgação, constando obrigatoriamente a seguinte observação: “Poderá se inscrever para a pré-seleção da Fiat cidadão residente em qualquer município”.

Após a seleção, o Sine estará obrigado a remeter ao Ministério Público do Trabalho a relação de todos os paraibanos contratados pela Fiat, com cópias de suas fichas, ou registros cadastrais, ou documentos equivalentes, onde constem os dados relativos aos endereços residenciais dos empregados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp