POLÍTICA
Registro de candidaturas é marcado por tumulto
Candidatos foram impedidos de entrar para fazer o registro no cartório eleitoral.
Publicado em 05/07/2012 às 13:44
O registro de candidaturas no Fórum Eleitoral de João Pessoa foi marcado por tumulto nesta quinta-feira (5), último dia do prazo. Servidores da Justiça Eleitoral em greve do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba chegaram a impedir o acesso de candidatos para que fossem feitos os registros de candidaturas. Segundo eles foi quebrado um acordo feito com o juiz da 64ª Zona Eleitoral, Fabiano Moura de Moura, tinha sido descumprido.
O comando de greve e o juiz se reuniram no início da tarde e durante este período os portões do cartório eleitoral foram fechados e candidatos não puderam fazer seus registros. O senador Cícero Lucena (PSDB), candidato à prefeitura de João Pessoa , foi um dos barrados. Ele disse que respeitava o posicionamento dos grevistas e que sua assessorai jurídica faria o registro no período da tarde. “Somos solidários com a reivindicação, só espero que os servidores compreendam a necessidade dos registros”, afirmou.
Já o candidato Luciano Cartaxo (PT) também foi impedido de entrar e permaneceu na frente do Fórum Eleitoral aguardando o fim do impasse e após cerca de 10 minutos teve a entrada liberada e conseguiu fazer o registro. Antes dos servidores impedirem a entrada dos políticos, Renan Palmeira (PSOL), também candidato à prefeitura de João Pessoa conseguiu registrar a candidatura.
O juiz Fabiano Moura de Moura disse que os registros dos candidatos serão garantidos. Segundo ele, foi feito um entendimento com o comando de greve para que não fosse impedido o acesso de ninguém. "Estão todos de acordo para que os candidatos e partidos adentrem e nós estamos aqui para garantir que isso aconteça", afirmou. O magistrado ressaltou ainda que não existe possibilidade de prorrogação do prazo para efetivação dos registros.
O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal na Paraíba (Sindjuf-PB), Marcos Lopes, afirmou que a ordem de fechamento dos portões não partiu do comando de greve, sendo uma medida tomada isoladamente por servidores grevistas.
Polêmica do PSC
Além de enfrentarem impasse para fazer o registro das candidaturas Cícero Lucena e Luciano enfrentam um outro problema: a aliança com o PSC. Os dois candidatos compareceram ao Fórum garantindo que o PSC está com eles. Cícero inclusive foi acompanhado de Ítalo Kumamoto (PSC) como seu vice-prefeito.
“O diretório municipal , pré-candidatos a vereadores sugeriram indicar Ítalo Kumamoto como meu vice e eu acatei a sugestão pela importância do nome”, disse o tucano. No entanto ele acredita que o impasse em torno do partido vai ser decidido pela Justiça. “Com certeza deve haver algum embate jurídico, aí a Justiça vai julgar”, completou.
Por outro lado Cartaxo disse ter certeza que o PSC está coligado ao PT, pois a convenção do partido garante isso. “Nós não temos nenhuma dúvida disso”, ressaltou.
Comentários