icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

877 mil casas sem Internet

Na Paraíba, 74,1% dos mais de 1,1 milhão de domicílios  não possuem  internet; número corresponde a 877 mil das residências.

Publicado em 17/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 17:07


“Não tenho internet em casa. Quando meus filhos precisam usar o serviço para fazer alguma pesquisa da escola, eles utilizam o computador em uma lan house”, disse Vanusa dos Santos Silva, 36 anos, que é coordenadora do Shopping Popular do Varadouro. Ela está inserida no universo de mais de 800 mil famílias paraibanas que não possuem informação e comunicação através da conexão com a web no domicílio em que reside.

Na Paraíba, 74,1% dos mais de 1,1 milhão de domicílios permanentes ainda não possuem acesso à internet, o que corresponde a 877 mil das residências, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada na manhã de ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média paraibana do percentual de famílias que não contam com o serviço de informação e comunicação está acima da nacional que é de 63,5%. Os dados são referentes ao ano de 2011.

A exclusão digital verificada na Paraíba, também é apontada em toda a região Nordeste, que possui a média (78,7%) bem maior do que outras regiões como Sul e Sudeste, que apresentaram o índice de 58% e 53,9%, respectivamente, de domicílios sem acesso à internet.

Por outro lado, conforme mostra a pesquisa, entre os nove Estados nordestinos que estão em atraso digital, a Paraíba ainda conseguiu se classificar em primeiro lugar no quantitativo de domicílios que possuem um microcomputador ligado à internet, com o registro de 25,9% do total avaliado. Logo em seguida, aparecem os Estados de Pernambuco (24,9%), Bahia (24,8%), Rio Grande do Norte (23,25) e Sergipe (21,8%).

Com relação ao número de paraibanos, e não de domicílios, como na análise anterior, 61,6% (2 milhões) do total de 3,3 milhões dos entrevistados com 10 anos ou mais de idade, não utilizaram a internet no período de realização da pesquisa. Para agravar ainda mais a situação, deste percentual, mais da metade (32,4%) são estudantes, o que em números absolutos corresponde a 259 mil pessoas.

Nesse sentido, a Paraíba está em última colocação, empatada com o Rio Grande do Norte, no percentual de não utilização da internet no período de referência, em comparação com os demais Estados da região, como o Maranhão (63,2%), Piauí (55,6%) e Alagoas (42,35%). Estes Estados aparecem em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, com os maiores índices do Nordeste de pessoas com 10 anos ou mais de idade que na pesquisa revelaram não utilizar a internet.

De acordo com Jobson Nogueira de Carvalho, pesquisador e diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa, o acesso à internet é essencial para estar incluído na sociedade atual. “Os números mostram que estamos em uma realidade grave.

Vivemos na 'população dos bits', onde as informações se concentram no mundo online. Essas pessoas estão à margem desses avanços, estão digitalmente marginalizados. A internet hoje é necessária para estudar, fazer transações bancárias, se inscrever em concursos, e essas pessoas não têm acesso a isso”, destacou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp