VIDA URBANA
PRF vai bloquear BRs para coibir compra de votos em Campina
Na BR-230, serão bloqueadas as saídas para João Pessoa e o Sertão do Estado. Já na BR-104, serão fechadas as saídas para Caruaru (PE) e o Brejo paraibano.
Publicado em 23/10/2008 às 9:34
Paula Brito, do Jornal da Paraíba
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) preparou um esquema especial para o segundo turno das eleições em Campina Grande com o objetivo de coibir a compra de votos, a propaganda eleitoral e o transporte irregular de passageiros. As rondas policiais terão início no sábado à noite em torno da cidade e na Alça Sudoeste, que dá acesso a bairros como Catingueira, Mutirão, Três Irmãs e Jardim Verdejante. No início da manhã do domingo, a PRF vai bloquear as quatro entradas e saídas de Campina.
A informação foi repassada pelo inspetor da PRF, Pedro Ataíde. Ele explicou que na BR-230 serão bloqueadas as saídas para João Pessoa e o Sertão do Estado. Já na BR-104, serão fechadas as saídas para Caruaru (PE) e o Brejo paraibano. “Todo o nosso efetivo estará de prontidão para o segundo turno das eleições. Vamos fazer um ‘cinturão’ de segurança em torno de Campina Grande a partir das primeiras horas do domingo, mas já a partir do sábado à noite, iremos realizar rondas preventivas para evitar os crimes eleitorais, além das ocorrências de praxe. Vamos estar com viaturas em todas as saídas da cidade”, disse o inspetor.
A Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) também elaborou um plano de trabalho para o dia da eleição. Serão dez viaturas e 60 homens de plantão para atender às ocorrências de trânsito e coibir a propaganda eleitoral, proibida no dia do pleito. “Além dos crimes de trânsito, vamos estar de olho também na propaganda eleitoral por uma determinação da Justiça Eleitoral”, disse o coronel José Ronaldo Diniz, comandante da CPTran.
Além de realizar rondas pela cidade, a CPTran terá pontos base em alguns dos maiores locais de votação, como Estadual da Prata (na zona oeste), Estadual da Liberdade (na zona sul), Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima e rua Joana D’Arck, no bairro de José Pinheiro (na zona leste) e ruas São Rafael e 15 de novembro, que pegam parte dos bairros do Jeremias e da Palmeira (na zona norte).
O coronel disse que as principais ocorrências acontecem após o resultado da eleição, quando as pessoas costumam ingerir bebidas alcoólicas e fez um apelo à população. “Depois da apuração dos votos, começa a nossa maior preocupação, porque os eleitores costumam sair de carro, naquela euforia e ficam desatentos ao trânsito. Pedimos que os condutores procurem obedecer às leis de trânsito para que possamos ter um pleito sem grandes ocorrências e para que essa festa democrática possa ser bem melhor”, disse.
Comentários