ECONOMIA
Montadora terá área de 200 hectares
Com área de 200 hectares, montadora da Caoa na Paraíba irá superar em tamanho a fábrica da Hyundai no Goiás.
Publicado em 09/06/2012 às 6:00
A planta da primeira montadora de veículos da Paraíba deverá ser maior do que a fábrica da Hyundai, que também pertence ao Grupo Caoa, em Anápolis, Goiás. Segundo o gestor do grupo, Breno Landim, a fábrica paraibana deverá ter 200 hectares, enquanto a goiana possui 150 hectares. Landin afirmou ainda que os investimentos iniciais que estão orçados em R$ 1,2 bilhão, mas podem chegar à cifra de R$ 7 bilhões com as empresas satélites (indústrias e revendedoras de autopeças). Em agosto, uma comitiva com empresários da Ásia, responsável pela marca da fábrica, fará visita na área da construção.
Contrariando as especulações de que a montadora seria chinesa Great Wall, o gestor explicou que existe a possibilidade de fabricar o modelo IX 35 da coreana Hyundai, o utilitário esportivo ainda não é fabricado no Brasil. “Esta é uma possibilidade. Houve comentários sobre a Great Wall Motors, mas não acredito que será esta marca, tendo em vista que ela ocupa apenas o 4º lugar no ranking da China. Queremos uma produção com o máximo de qualidade”, declarou.
Sobre o nome da nova montadora, “tudo o que posso dizer é que se trata de uma empresa oriental. Acreditamos que o segredo ajuda a ter sucesso”, brincou.
Sobre boatos e especulações e recuo dos planos da Caoa de instalar a montadora na Paraíba, declarou: “Conversei hoje [ontem] com Dr. Carlos Alberto e ele me assegurou que deseja que a fábrica seja construída aqui na Paraíba”. Entre as possibilidades de localização, estão no páreo Alhandra e Campina Grande, mas "continuamos defendendo a cidade de Campina", disse.
Uma reunião do Grupo Caoa com o governador Ricardo Coutinho está pré-agendada para o próximo dia 25 de junho.
Comentários