icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Pirataria vende nove dos 10 indicados ao Oscar, em João Pessoa

Único que os ambulantes parecem desconhecer é o inédito Um Homem Sério, dos irmãos Coen, previsto para estrear somente no fim deste mês no Brasil.

Publicado em 04/02/2010 às 11:31

Carolina queiroz
Do Jornal da Paraíba

Dos dez filmes indicados ao Oscar – anunciados última terça-feira (2) – nove já estão à venda nas banquinhas de camelôs de João Pessoa. Foi o que a reportagem do Jornal da Paraíba constatou na quarta-feira (3), numa rápida visita ao centro da capital. Com preços que variam entre módicos R$ 2,00 e R$ 4,00, podem ser encontrados filmes que sequer foram exibidos nos cinemas locais.

É o caso dos inéditos Preciosa - Uma História de Esperança (seis indicações) e Um Sonho Possível (duas indicações), que além da indicação ao Oscar de Melhor Filme pode dar a Sandra Bullock uma estatueta de Melhor Atriz, e pode ser encontrado sob o título de O Lado Cego (tradução literal para o nome original, The Blind Side). O badalado Guerra ao Terror (nove incidações), que estreia amanhã no circuito nacional (a Paraíba ficou de fora) estava com sua venda esgotada no Centro, em virtude da grande procura pós-indicações.

Segundo os ambulantes, as vendas no setor aumentaram razoavelmente depois do anúncio do Oscar. Se antes as vendas do pirata de Avatar variavam entre 30 e 40 DVDs por semana, hoje elas somam quase 80. Entre os indicados mais vendidos estão o já consagrado filme de James Cameron, que disputa nove estatuetas; a ficção científica de Neill Blomkamp Distrito 9 (quatro indicações); Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino (oito indicações) e Up – Altas Aventuras (cinco indicações), produção da Disney Pixar. Todos com qualidade de DVD.

O único que os ambulantes parecem desconhecer é o inédito Um Homem Sério (duas indicações), dos irmãos Coen, previsto para estrear somente no fim deste mês no Brasil. Mas até Amor Sem Escalas (seis indicações - em cartaz em João Pessoa) e o também inédito Educação (três indicações) correm a cidade dentro de envelopinhos.

Jeitinho brasileiro

Cerca de 42% da população brasileira utiliza algum tipo de produto pirateado. Em pesquisa feita pela Fecomércio-Rio e Instituto IPSOS, os produtos mais pirateados são os CDs, DVDs, jogos eletrônicos, óculos, relógios.

Dentre os itens acima listados, os mais pirateados no mercado nacional são os games e os filmes, tanto pela facilidade com a qual a cópia é feita, tanto pela facilidade de compra e venda. Além disso, a falta de fiscalização e a aceitação da pirataria como parte do cotidiano atual contribuem para a sua continuidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp