CULTURA
Pirataria vende nove dos 10 indicados ao Oscar, em João Pessoa
Único que os ambulantes parecem desconhecer é o inédito Um Homem Sério, dos irmãos Coen, previsto para estrear somente no fim deste mês no Brasil.
Publicado em 04/02/2010 às 11:31
Carolina queiroz
Do Jornal da Paraíba
Dos dez filmes indicados ao Oscar – anunciados última terça-feira (2) – nove já estão à venda nas banquinhas de camelôs de João Pessoa. Foi o que a reportagem do Jornal da Paraíba constatou na quarta-feira (3), numa rápida visita ao centro da capital. Com preços que variam entre módicos R$ 2,00 e R$ 4,00, podem ser encontrados filmes que sequer foram exibidos nos cinemas locais.
É o caso dos inéditos Preciosa - Uma História de Esperança (seis indicações) e Um Sonho Possível (duas indicações), que além da indicação ao Oscar de Melhor Filme pode dar a Sandra Bullock uma estatueta de Melhor Atriz, e pode ser encontrado sob o título de O Lado Cego (tradução literal para o nome original, The Blind Side). O badalado Guerra ao Terror (nove incidações), que estreia amanhã no circuito nacional (a Paraíba ficou de fora) estava com sua venda esgotada no Centro, em virtude da grande procura pós-indicações.
Segundo os ambulantes, as vendas no setor aumentaram razoavelmente depois do anúncio do Oscar. Se antes as vendas do pirata de Avatar variavam entre 30 e 40 DVDs por semana, hoje elas somam quase 80. Entre os indicados mais vendidos estão o já consagrado filme de James Cameron, que disputa nove estatuetas; a ficção científica de Neill Blomkamp Distrito 9 (quatro indicações); Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino (oito indicações) e Up – Altas Aventuras (cinco indicações), produção da Disney Pixar. Todos com qualidade de DVD.
O único que os ambulantes parecem desconhecer é o inédito Um Homem Sério (duas indicações), dos irmãos Coen, previsto para estrear somente no fim deste mês no Brasil. Mas até Amor Sem Escalas (seis indicações - em cartaz em João Pessoa) e o também inédito Educação (três indicações) correm a cidade dentro de envelopinhos.
Jeitinho brasileiro
Cerca de 42% da população brasileira utiliza algum tipo de produto pirateado. Em pesquisa feita pela Fecomércio-Rio e Instituto IPSOS, os produtos mais pirateados são os CDs, DVDs, jogos eletrônicos, óculos, relógios.
Dentre os itens acima listados, os mais pirateados no mercado nacional são os games e os filmes, tanto pela facilidade com a qual a cópia é feita, tanto pela facilidade de compra e venda. Além disso, a falta de fiscalização e a aceitação da pirataria como parte do cotidiano atual contribuem para a sua continuidade.
Comentários