VIDA URBANA
Dois mil motoristas paraibanos podem perder a Carteira de Habilitação
Paraibanos poderão ter as carteiras de motorista suspensas por terem atingido o limite de multas permitido no prazo de um ano, acumulando 20 pontos ou mais na CNH.
Publicado em 23/10/2009 às 8:31
Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba
Cerca de dois mil motoristas paraibanos poderão ter as carteiras de motorista suspensas por terem atingido o limite de multas permitido no prazo de um ano, acumulando 20 pontos ou mais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento Estadual de Trânsito na Paraíba (Detran-PB), as correspondências que irão informar aos condutores sobre a suspensão da carteira devem começar a ser entregues em 15 dias.
A assessoria do Detran explicou que assim que for notificado, o condutor deverá apresentar defesa a uma comissão formada para ouvir os motoristas.
“Depois da fase de ampla defesa, a comissão analisará cada caso. A punição e o tempo que o condutor passará sem poder dirigir serão definidos posteriormente. Cada caso será analisado”, explicou a assessoria. A proibição de dirigir pode durar de um a doze meses. Já para os motoristas reincidentes, a proibição pode durar até 24 meses.
De acordo a resolução n.º 182/2005 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), caso o motorista notificado não apresente a defesa no prazo máximo estabelecido na correspondência de notificação, ele será julgado com base nos dados fornecidos pelo Detran.
Entre as infrações mais cometidas pelos motoristas de João Pessoa, de acordo com a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), está o uso de celular, com 5.773 multas aplicadas somente neste ano. O motorista flagrado usando celular enquanto dirige deverá pagar R$ 85,13 e receberá quatro pontos na CNH. Os três lugares seguintes do ranking de infrações cometidas na capital são ocupados pelas multas referentes a irregularidades no local onde o veículo está estacionado.
O valor da multa e a quantidade de pontos com que o motorista será penalizado dependem do local onde o carro foi estacionado. E no quinto lugar do ranking, estão as infrações geradas por motoristas que dirigem na contramão em vias de mão única. O motorista flagrado receberá sete pontos na CNH e deverá pagar multa de R$ 191,54.
É importante lembrar que além dos condutores que tiveram a carteira suspensa por atingirem 20 pontos na carteira no prazo máximo de um ano a partir da primeira infração cometida, também terá a carteira suspensa o condutor que cometer as infrações que preveem a suspensão da carteira automaticamente, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Entre as infrações que causam a suspensão da carteira de habilitação estão: dirigir alcoolizado, fazer ‘pegas’ e, em caso de acidente, negar socorro à vítima.
Comentários