VIDA URBANA
Mais danos ao meio ambiente
Carros sem manutenção adequada aumentam a emissão de gases tóxicos e os riscos de acidentes.
Publicado em 24/10/2012 às 6:00
Além de aumentar os riscos de acidentes, os carros sem manutenção ocasionam maiores danos ao meio ambiente.
Segundo o engenheiro ambiental Cassius Bezerra, quando estão em funcionamento, os motores automotivos expelem, pelo menos, três tipos de gases altamente nocivos à saúde humana. São elas: o dióxido de carbono, o monóxido de carbono e enxofre. Juntas, essas substâncias podem elevar a temperatura terrestre, aumentar o chamado efeito estufa e provocar até a formação de chuvas ácidas.
“Os riscos aumentam com a presença de carros mais antigos nas ruas, porque não temos a cultura de fazer a manutenção preventiva, apenas a coercitiva. Ou seja, geralmente, as pessoas só procuram as oficinas quando os carros quebram. Além do óleo, algumas peças também possuem um tempo limitado para serem usados e precisam ser trocadas com alguma regularidade, mas os condutores não fazem as trocas, se as peças estiverem funcionando ainda”, conta o pesquisador.
Para agravar ainda mais a situação, o especialista lembra que os combustíveis comercializados atualmente não possuem boa qualidade e ainda destaca que está aumentando a venda de veículos abastecidos por diesel, considerado um produto altamente poluidor.
Comentários