icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Padarias vão diminuir o sal colocado no pão

Menos sal no pão francês vai ajudar no combate a doenças cardiovasculares, a meta é diminuir a quantidade em até 10%.

Publicado em 06/01/2012 às 6:30


As padarias estão obrigadas a diminuir em 3% a quantidade de sal na preparação do pão francês, este ano. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem a finalidade de evitar problemas cardíacos nos consumidores.

Segundo o Sindicato das Panificadoras da Paraíba, a meta é reduzir em 10% a dosagem do sal no alimento até o ano de 2015.

No entanto, a redução será feita de forma gradativa nos próximos 3 anos. Médicos e clientes aprovam a decisão.

De acordo com o presidente do Sindicato das Panificadoras da Paraíba, Romualdo Farias, a alteração na quantidade de sal dos pães era um assunto que vinha sendo discutido há muito tempo por órgãos do governo federal. Ele explica que foram feitos estudos mostrando a ligação direta do consumo do sódio, presente no sal, ao aparecimento de doenças cardiovasculares.

“A medida de reduzir a quantidade de sal foi tomada em consenso com autoridades sanitárias e entidades que representam os comerciantes. Ela não vai trazer prejuízos aos donos de padarias e deverá ser cumprida por todos”, afirma Romualdo.

“Em média, usamos 900 gramas de sal para 50 quilos de farinha de trigo, que fabrica cerca de 1.200 pães de 50 gramas. A partir de agora, os panificadores terão que reduzir em 3% essa quantidade. No próximo ano, a redução será de 6% e assim por diante até alcançar a meta de 10%”, acrescenta.

O sindicalista observa que o pão francês não é um alimento muito salgado, mas é bastante consumido. Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada nos anos de 2008 e 2009, mostrou que a média de consumo diário per capita de pão de sal é de 53 gramas por dia. Além do café da manhã, o alimento costuma ser consumido nos lanches da tarde e até à noite.

Por esse motivo, ele se tornou o primeiro de uma lista de produtos que deverão também ter a quantidade sal reduzida. No site da Anvisa, há um guia com recomendações sobre o preparo de outros itens culinários.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp