VIDA URBANA
Estiagem atinge 195 municípios da Paraíba
Governador decretou situação de emergência em mais 25 cidades.
Publicado em 30/05/2012 às 8:00
Mais de 87% dos municípios paraibanos estão em situação de emergência devido à estiagem prolongada que castiga o Estado.
Ontem, o governador Ricardo Coutinho decretou situação de emergência em mais 25 municípios da Paraíba, subindo de 170 para 195 as cidades em estado de calamidade devido à seca. Todas as cidades do Sertão da Paraíba estão em situação de alerta por causa da falta de chuvas.
Conforme o decreto de situação de emergência, nº 32.984, de 28 de maio de 2012, fica autorizada a convocação de voluntários para reforço das ações de resposta ao desastre natural vivido no Estado. Também ficam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao evento climático bem como a locação de máquinas e equipamentos e a prestação de serviços e de obras relacionadas aos trabalhos para combater os danos causados pela estiagem.
Pelo decreto, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados pela escassez de água, por meio de prévia articulação e integração com a Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil.
Hoje, o secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, participará de reunião, em caráter de urgência, dos coordenadores estaduais de Defesa Civil, em Brasília, para discutir a liberação de recursos para os estados do Semiárido.
A reunião tratará, entre outros assuntos, da antecipação de 25% dos recursos para recuperação de poços e orientará as coordenadorias estaduais de Defesa Civil acerca dos planos de trabalho e dos R$ 10 milhões que foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional na última quinta-feira. Segundo o secretário, os planos de trabalho elaborados pelos órgãos e secretarias que compõem o Comitê de Combate à Estiagem já foram finalizados e serão apresentados ao Ministério da Integração Nacional durante esta reunião.
Paralelamente aos planos de trabalho, a Defesa Civil Estadual encaminhará a documentação com informações sobre os danos provocados pela estiagem e a população afetada pela seca em 135 municípios paraibanos, dos 170 que o Governo do Estado decretou situação de emergência no início do mês.
O secretário da Infraestrutura apela para que os prefeitos e a população trabalhem desde já com planos de racionamento d'água, porque esta é uma necessidade a partir de agora. Efraim Morais também alerta esses prefeitos a agilizarem os documentos para que a população não fique sem a ajuda.
Comentários