icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Estiagem atinge 195 municípios da Paraíba

 Governador decretou situação de emergência em mais 25 cidades.

Publicado em 30/05/2012 às 8:00


Mais de 87% dos municípios paraibanos estão em situação de emergência devido à estiagem prolongada que castiga o Estado.

Ontem, o governador Ricardo Coutinho decretou situação de emergência em mais 25 municípios da Paraíba, subindo de 170 para 195 as cidades em estado de calamidade devido à seca. Todas as cidades do Sertão da Paraíba estão em situação de alerta por causa da falta de chuvas.

Conforme o decreto de situação de emergência, nº 32.984, de 28 de maio de 2012, fica autorizada a convocação de voluntários para reforço das ações de resposta ao desastre natural vivido no Estado. Também ficam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao evento climático bem como a locação de máquinas e equipamentos e a prestação de serviços e de obras relacionadas aos trabalhos para combater os danos causados pela estiagem.

Pelo decreto, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados pela escassez de água, por meio de prévia articulação e integração com a Gerência Executiva Estadual de Defesa Civil.

Hoje, o secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, participará de reunião, em caráter de urgência, dos coordenadores estaduais de Defesa Civil, em Brasília, para discutir a liberação de recursos para os estados do Semiárido.

A reunião tratará, entre outros assuntos, da antecipação de 25% dos recursos para recuperação de poços e orientará as coordenadorias estaduais de Defesa Civil acerca dos planos de trabalho e dos R$ 10 milhões que foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional na última quinta-feira. Segundo o secretário, os planos de trabalho elaborados pelos órgãos e secretarias que compõem o Comitê de Combate à Estiagem já foram finalizados e serão apresentados ao Ministério da Integração Nacional durante esta reunião.

Paralelamente aos planos de trabalho, a Defesa Civil Estadual encaminhará a documentação com informações sobre os danos provocados pela estiagem e a população afetada pela seca em 135 municípios paraibanos, dos 170 que o Governo do Estado decretou situação de emergência no início do mês.

O secretário da Infraestrutura apela para que os prefeitos e a população trabalhem desde já com planos de racionamento d'água, porque esta é uma necessidade a partir de agora. Efraim Morais também alerta esses prefeitos a agilizarem os documentos para que a população não fique sem a ajuda.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp