icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

TRF 'derruba' liminar que impedia enfermeiro de solicitar exame

Liminar está suspensa até o julgamento do mérito do processo.

Publicado em 18/10/2017 às 20:13

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acatou nesta quarta-feira (18) um recurso contra a liminar da 20ª Vara Cível do Distrito Federal, que impedia a requisição de exames por enfermeiros. A liminar está suspensa até o julgamento do mérito do processo.

Conforme a decisão, expedida pelo Desembargador Federal Hilton José Gomes de Queiroz, a liminar foi suspensa devido à "grave lesão à ordem jurídica, à economia pública e à ordem administrativa".

O recurso impetrado pela Advocacia Geral da União (AGU) afirmava que houve “premissas equivocadas” e que a liminar representava “indevida ingerência do Poder Judiciário na execução da política pública de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde”.

“O bom-senso prevaleceu. Os profissionais de Enfermagem poderão continuar fazendo o que sabem e fazem bem: cuidar da Saúde das pessoas”, afirmou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri. “É uma retumbante vitória da Enfermagem e do Sistema Único de Saúde”.

Entenda o caso

A liminar, da 10ª Vara Federal em Brasília, suspendia parcialmente uma portaria do Ministério da Saúde quanto à requisição de exames pelos enfermeiros. A medida atendeu a um pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) e até o próprio Ministro da Saúde afirmo que tentaria reverter o caso.

Na Paraíba

Profissionais e estudantes de enfermagem fizeram um protesto em João Pessoa, na terça-feira (17), pedindo a revogação da liminar. A mobilixação terminou na frente da sede do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).

Posicionamento do CRM-PB

Conforme o presidente do CRM-PB, João Medeiros a suspensão da permissão para enfermeiros solicitarem exames beneficia a população e não é uma “questão de corporativismo”. “No acompanhamento ambulatorial eles podem repetir a medicação, solicitar novos exames, realizar testes rápido, mas o diagnóstico e a interpretação cabe ao médico”, afirmou em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA nesta quarta.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp