ECONOMIA
EBooks ganham espaço e UFPB já oferece curso
Para suprir demanda de mão de obra especializada na criação e aperfeiçoamento de eBooks, UFPB abre curso de Produção de Livros Digitais'.
Publicado em 29/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 18:08
Os livros digitais, também conhecidos como eBooks, estão ganhando cada vez mais leitores em todo o mundo, graças ao aumento do acesso à internet, à ascendência do mercado desse tipo de produto e à popularização dos leitores digitais, como tablets e smartphones. Para suprir a demanda, torna-se necessário a mão de obra especializada, que ainda se mostra escassa no país.
De olho neste mercado em expansão, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) abriu o curso 'Produção de Livros Digitais', através do Programa de Capacitação da Unidade de Educação a Distância da UFPB (UFPB Virtual).
O pesquisador Filipe Almeida, que ministra aula sobre aperfeiçoamento em eBooks, afirma que o processo de produção dos eBooks é semelhante ao do livro impresso. Entretanto, há a possibilidade de acrescentar informações multimidiáticas, como vídeos, animações e infográficos interativos, por isso é necessário profissionais capacitados para realizar esse tipo de trabalho.
“As empresas estão buscando se atualizar e entrar nesse universo que é a produção de livros digitais. Ainda não temos em nosso país mão de obra suficiente para a execução dos projetos de eBooks, pois, em alguns formatos, se faz necessária a presença de profissionais que tenham conhecimentos na área de design e programação”, disse Filipe Almeida.
As aulas na UFPB são divididas em duas etapas: uma parte teórica, que trata do processo histórico do livro, surgimento e características do livro digital; e outra prática, responsável por abordar a produção de eBooks em diversos formatos.
O curso possui carga horária de 60 horas e é destinado aos professores e tutores da UFPB Virtual. Por se tratar de um tema bastante atual, as 80 vagas disponibilizadas foram preenchidas em menos de 2 dias, mas a previsão é que uma nova turma seja formada no segundo semestre deste ano, por isso é preciso ficar atento à abertura das vagas através da página eletrônica do curso.
Segundo Filipe Almeida, os livros digitais apresentam benefício mútuo, tanto para os consumidores quanto para os produtores.
“Acredito que o eBook possibilita ao autor uma autonomia jamais vista anteriormente. Com o modelo digital, o autor torna-se capaz de editar e diagramar o livro, a partir de softwares com interfaces cada vez mais amigáveis. Não é mais preciso financiar a impressão, o escritor pode compartilhar e comercializar sua obra no valor que achar conveniente, inclusive, oferecendo a possibilidade de download gratuito aos consumidores”, explicou.
“Além de facilidades no transporte e armazenamento, da redução dos custos de produção e comercialização, alguns dos novos usos do livro digital são otimização da leitura por meio do recurso de busca, facilidade na difusão da obra, comodidade de se visualizar o livro em diferentes dispositivos e utilização de diversos formatos de conteúdo, como textual, imagético e sonoro”, acrescentou.
Sobre as especulações do fim dos livros convencionais devido aos eBooks, o especialista relata que um produto não anula a existência do outro. “Não se trata de substituir o impresso pelo digital, acredito na convivência entre os dois modelos, já que eles suprem necessidades diferentes”, opinou. (Especial para o JP)
Comentários