icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Empreendedores: 46% têm aumento no faturamento

Pesquisa do Sebrae-PB mostra que a Paraíba já mais de 40 mil Empreendedores Individuais com faturamento anual de até R$ 60 mil.

Publicado em 14/11/2012 às 6:00

Mais de 46% dos Empreendedores Individuais (EI) da Paraíba tiveram aumento no faturamento no último ano, conforme os dados iniciais do “Perfil do Setor Formal e Informal dos Microempreendedores da Paraíba”, divulgado pelo Sebrae Paraíba, ontem. O trabalho também está sendo realizado nos demais Estados da região Nordeste, coordenado pelo Sebrae Paraíba e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e os dados finais serão apresentados no início de 2013.

Na Paraíba, esses novos empresários, trabalhadores por conta própria que se formalizaram e faturam até R$ 60 mil por ano, já somam mais de 42 mil. A pesquisa realizada pelo Sebrae ouviu 400 EI na Paraíba, no primeiro semestre deste ano. “Ainda estamos com os números brutos, que serão analisados, juntamente com os demais estados do Nordeste e que farão parte de uma publicação impressa e digital, a ser divulgada no início do próximo ano”, explicou a gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Paraíba, Ivani Costa.

Além do faturamento, o estudo aborda diversos aspectos dessa categoria empresarial. O comércio é a principal atividade, atingindo mais de 78%. Em seguida, estão serviços (18%), indústria (2%) e construção civil (0,75%). Mais da metade dos EI envolvem os familiares em seus negócios e quase 80% deles não têm empregados formalizados. O estudo também mostrou que mais de 66% dos entrevistados saíram do emprego para abrir o próprio negócio como EI.

De acordo com a pesquisa do Sebrae, a tranquilidade de ter uma atividade legalizada foi o principal motivo para os trabalhadores por conta própria se tornarem Empreendedores Individuais. Mais de 40% dos entrevistados indicaram esse motivo. Os benefícios do INSS (aposentadoria, auxílio-doença, licença maternidade e pensão) foram apontados por mais de 30% dos entrevistados como incentivo à formalização. Cerca de 11% responderam ainda que o motivo de se tornar EI foi o respeito e a credibilidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp