Bazar vende livros usados para ajudar animais em situação de rua, em Campina Grande

Projeto é da UEPB e tem como objetivo atender a demanda de animais doentes e sem cuidados.

Bazar de livros para ajudar animais na UEPB Foto: divulgação/UEPB

Um bazar que vende livros usados e converte o lucro para ajudar animais de rua está sendo realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande. A iniciativa foi mobilizada para atender a demanda de animais doentes e sem cuidados.

Veja também

>Pai de Pet: a ressignificação dos cuidados em relação aos animais
>CCJ aprova condições para guarda de animais domésticos em casos de separação; entenda

De acordo com a professora Thelma Dias, responsável pelo projeto, a ideia surgiu através da vontade dela de ajudar os animais. Ela já era protetora, mas sentia a necessidade de chegar a mais bichos. 

“Eu comecei a vender meus livros pra conseguir dinheiro para castrar e para cuidar de animais. E aí chegou a época do edital de extensão e eu mandei a ideia para oficializar como um projeto de extensão”, comentou.

O Bazar funciona através de doações. De acordo com a professora, 90% dos livros vendidos são doados e apenas 10% são comprados também com uma parte do lucro das vendas. Para os interessados, o bazar funciona todas as quintas-feiras, de manhã e à tarde, na instituição. 

Bazar vende livros usados para ajudar animais em situação de rua, em Campina Grande
Bazar de livros para ajudar animais
Foto: Divulgação/UEPB

Animais abandonados em Campina Grande

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande, houve uma crescente no número de abandono de cães e gatos no ano passado.

De janeiro a junho de 2019, antes da pandemia, havia em Campina Grande 1.141 animais resgatados em situação de rua, para 418 adoções, de acordo com os dados da coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses do município, Aretusa Nascimento. 

Ao analisar o mesmo período em 2021, durante a pandemia, apenas 358 adoções foram registradas de um total de 1.255 animais resgatados.

Casos de violência contra animais aumentam em 20% em um ano, na Paraíba

Bazar vende livros usados para ajudar animais em situação de rua, em Campina Grande
Casos de violência contra animais na Paraíba
Foto: Jornal da Paraíba

Os casos de violência contra animais aumentaram em 20% entre os anos de 2020 e 2021 na Paraíba, segundo dados disponibilizados pela Polícia Civil solicitadas pelo JORNAL DA PARAÍBA através da Lei de Acesso a Informação (LAI). De acordo com os números, em 2020 foram registrados 60 casos de maus-tratos, já em 2021 foram 72.

Ainda de acordo com as informações disponibilizadas pela polícia, em 2019 foram registados 102 casos de maus-tratos ao animais, o que representa uma queda de 41% para 2020. Os dados apontam um aumento no número das denúncias em relação aos crimes contra animais, mas a polícia informa que ainda existe muita subnotificação. 

O que são maus-tratos?

A Constituição Federal garante a proteção da fauna e veda práticas que submetam os animais à crueldade (artigo 23, inciso VII; e artigo 225, § 1º e inciso VII). O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998) considera crime as práticas de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

São consideradas como práticas de maus-tratos aos animais:

  • O abandono,
  • A agressão,
  • A mutilação,
  • O envenenamento,
  • A manutenção em local incompatível com seu porte; sem iluminação, ventilação e boa higiene,
  • Manutenção do animal exposto ao sol por longo período de tempo ou em lugar sem abrigo de sol,
  • Fornecimento de alimentação não compatível com as necessidades do animal, e, ainda, manter o animal permanentemente em corrente ou corda muito curta

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMVPB), também, configura o crime de maus-tratos a utilização de animais em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, assim como a submissão ao esforço excessivo, tanto para animais saudáveis quanto para animais debilitados.

Como denunciar maus-tratos contra animais?

O CRMVPB informa que para registrar a denúncia, é aconselhável que o denunciante descreva o que aconteceu e anexe provas e evidências, como fotos, vídeos, notícias de jornais, mapas, laudos ou atestados veterinários. Colocar, também, nomes de testemunhas e endereços. Quanto mais detalhada a denúncia, melhor.

Como a prática de maus-tratos é considerada crime, a denúncia deve ser feita na Delegacia de Polícia ou no Ministério Público.

Como fazer adoção de animais?

Dia internacional dos animais de rua: campanha de conscientização sobre adoção responsável acontece em Campina Grande
Dia internacional dos animais de rua: campanha de conscientização sobre adoção responsável acontece em Campina Grande
Foto: Reprodução

Existem alguns locais na Paraíba que funcionam como abrigos temporários para os animais que estão em situação de vulnerabilidade social. Esses lugares acolhem os animais de rua e cuidam para que as pessoas possam adotá-los posteriormente.

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, em João Pessoa, é uma desses locais que a população pode procurar para fazer a adoção responsável de animais. O centro fica na Rua Walfredo Macedo Brandão, número 100 no bairro Jardim Cidade Universitária. Para fazer a adoção é preciso ser maior de 18 anos e portar documento de identidade com foto, CFP e comprovante de residência.

em Campina Grande, as pessoas podem procurar o Centro de Zoonoses, que fica na Rua Isolda Barros Torquarto, Sem número, no bairro de Bodocongó. Os interessados precisam ser maiores de 18 anos e portarem documento de identidade com foto, CFP e comprovante de residência, para fazer uma adoção responsável.

Abandono de animais é crime no Brasil

O abandono é uma forma de maus-tratos, crime que está tipificado, no Brasil, segundo a nova Lei Federal nº 14.064/20, que altera a Lei nº 9.605/1998 e aumentando a pena de detenção para até cinco anos para crimes de maus-tratos a cães e gatos.