CADERNO ANIMAL
5 raças para tutores de primeira viagem
Publicado em 20/03/2024 às 11:34
"Na infância sempre quis ter um cachorro mas nunca pude, agora chegou minha vez. Quais as raças que são mais indicadas?"
Todas os cães pequenos, médios e grandes tem necessidades básicas que devem ser atendidas e, independentemente da raça (ou se não tiver raça definida), é fundamental pra todos os tutores, novos ou não, estudar o mínimo sobre comportamento e manejo adequado. Conhecer as características do seu cão também é fator importante.
Um outro ponto importante é o treinamento; todos os cães deveriam passar por treinamento, preferencialmente positivo não só para usar o tapete higiênico mas para aprender a lidar com as rotinas como passeios, como se portar em locais petfriendly e na visita ao veterinário.
Ahhh, importante lembrar também que tudo bem se seu cão não quiser interagir com outras pessoas, crianças ou cães na rua ou em casa - respeite seu espaço! Caso contrário, não tem raça nenhuma que seja isenta de desenvolver um comportamento reativo e/ou agressivo ao ser obrigado a estar nessas situações.
Bichon Frisè
Com aparência e tamanho que lembram um poodle, Bichon é uma raça conhecida por seu temperamento mais dócil e manejo mais tranquilo. Brincalhão, alegre a apegado ao tutor, essa raça não tem tendência a latir muito, porém, não gosta de ser deixado sozinho por muito tempo.
Papillon
Muito inteligente, alegre e com bastante energia, papillon é uma das raças mais antigas do mundo. Os cães desse raça tendem a ser amigáveis, obedientes e carinhosos. Gostam de estar junto com a família e costumam ser bons companheiros para crianças um pouco maiores. Também não gostam de ficar sozinhos.
Galgo Italiano
Eu sou suspeita pra falar desses magrelos! Amo os galgos em geral, não é a toa que tenho dois whippets. O galgo italiano é uma boa opção pra quem nunca teve cães. São cães com muita energia, brincalhões e tendem a ser sociáveis. Devid0 a sua estrutura frágil, não são tão indicados para crianças e, é preciso ter atenção e cuidado para que não sofram acidentes domésticos ao subir na cama, sofá, etc.
Bernese Mountain Dog
Apesar de seu tamanho, esse grandão é conhecido por ser brincalhão, carinhoso, calmo e sociável. É um bom cão familiar, costuma se dar bem com crianças, outros animais, pessoas desconhecidas e não late muito. Em relação à saúde, é fundamental procurar um criador responsável para minimizar as chances de adquirir um cão com displasia, que pode acometer diversas raças.
Boxer
Leal, protetor, tolerante e brincalhão, o boxer é conhecido por ser um tanto destrambelhado, como se não tivesse noção do seu tamanho. Forte e inteligente, o boxer é um ótimo cão pra crianças e pode ter seus dias de energia caótica, querendo brincar o tempo todo. Do contrário do que muitos pensam, o boxer pode ser um cão de apartamento tranquilamente.
O que todos esses cães tem em comum com os demais? A necessidade de treinamento de obediência, gasto adequado de energia física e mental e muito amor - independentemente do porte.
Todos podem conviver em casa ou apartamento, desde que você se dedique a ele; a boa interação social, convívio com os tutores e o comprometimento em atender às necessidades de seu cão é que o fará a diferença pra ele e pra sua família.
Comentários