5 raças para tutores de primeira viagem

“Na infância sempre quis ter um cachorro mas nunca pude, agora chegou minha vez. Quais as raças que são mais indicadas?”

Todas os cães pequenos, médios e grandes tem necessidades básicas que devem ser atendidas e, independentemente da raça (ou se não tiver raça definida), é fundamental pra todos os tutores, novos ou não, estudar o mínimo sobre comportamento e manejo adequado. Conhecer as características do seu cão também é fator importante.

Um outro ponto importante é o treinamento; todos os cães deveriam passar por treinamento, preferencialmente positivo não só para usar o tapete higiênico mas para aprender a lidar com as rotinas como passeios, como se portar em locais petfriendly e na visita ao veterinário.

Ahhh, importante lembrar também que tudo bem se seu cão não quiser interagir com outras pessoas, crianças ou cães na rua ou em casa – respeite seu espaço! Caso contrário, não tem raça nenhuma que seja isenta de desenvolver um comportamento reativo e/ou agressivo ao ser obrigado a estar nessas situações.

Bichon Frisè

5 raças para tutores de primeira viagem

Com aparência  e tamanho que lembram um poodle, Bichon é uma raça conhecida por seu temperamento mais dócil e manejo mais tranquilo. Brincalhão, alegre a apegado ao tutor, essa raça não tem tendência a latir muito, porém, não gosta de ser deixado sozinho por muito tempo.

  Papillon

Papillon dog Fotos de Stock, Papillon dog Imagens sem royalties |  Depositphotos

Muito inteligente, alegre e com bastante energia, papillon é uma das raças mais antigas do mundo. Os cães desse raça tendem a ser amigáveis, obedientes e carinhosos. Gostam de estar junto com a família e costumam ser bons companheiros para crianças um pouco maiores. Também não gostam de ficar sozinhos.

Galgo Italiano

Italian Greyhound Dog Breed Info, Pictures, Facts, Traits & More – Dogster

Eu sou suspeita pra falar desses magrelos! Amo os galgos em geral, não é a toa que tenho dois whippets. O galgo italiano é uma boa opção pra quem nunca teve cães. São cães com muita energia, brincalhões e tendem a ser sociáveis. Devid0 a sua estrutura frágil, não são tão indicados para crianças e, é preciso ter atenção e cuidado para que não sofram acidentes domésticos ao subir na cama, sofá, etc.

Bernese Mountain Dog

Bernese Mountain Dog Breed Information Guide | BARK Post

Apesar de seu tamanho, esse grandão é conhecido por ser brincalhão, carinhoso, calmo e sociável. É um bom cão familiar, costuma se dar bem com crianças, outros animais, pessoas desconhecidas e não late muito. Em relação à saúde, é fundamental procurar um criador responsável para minimizar as chances de adquirir um cão com displasia, que pode acometer diversas raças.

Boxer

Boxer Dog Breed: Characteristics, Care & Photos | BeChewy

Leal, protetor, tolerante e brincalhão, o boxer é conhecido por ser  um tanto destrambelhado, como se não tivesse noção do seu tamanho. Forte e inteligente, o boxer é um ótimo cão pra crianças e pode ter seus dias de energia caótica, querendo brincar o tempo todo. Do contrário do que muitos pensam, o boxer pode ser um cão de apartamento tranquilamente.

O que todos esses cães tem em comum com os demais? A necessidade de treinamento de obediência, gasto adequado de energia física e mental e muito amor – independentemente do porte.

Todos podem conviver em casa ou apartamento, desde que você se dedique a ele; a boa interação social, convívio com os tutores e o comprometimento em atender às necessidades de seu cão é que o fará a diferença pra ele e pra sua família.