CADERNO ANIMAL
6 raças de cachorro não indicadas para tutores inexperientes
Algumas raças de cachorro não são indicadas para tutores de primeira viagem, devido às dificuldades nos cuidados.
Publicado em 05/05/2023 às 15:49 | Atualizado em 20/06/2023 às 14:01
Quer um cachorro e não tem muita experiência? Confere aqui algumas dicas de raças de cachorro que você deveria evitar para que a chegada do novo membro não seja um transtorno pra você e sua família.
Se você está pensando em ter um cachorro, é importante escolher uma raça que seja adequada para você e sua família. Existem algumas raças que são mais difíceis de cuidar, especialmente para tutores de primeira viagem. Aqui estão algumas dicas de raças que você pode querer evitar:
Chow-Chow
O Chow-Chow atrai admiradores por sua beleza.
Com detalhes peculiares como a língua roxa, pelagem densa e aparência fofa de ursinho, essa raça primitiva caiu no gosto popular.
Entretanto essa raça não é adequada para tutores de primeira viagem pois apresenta uma comunicação muito sutil, dificultando a leitura dos sinais emitidos pelo cão em situações diversas (medo, excitação, desconforto,...); baixa tolerância à invasão do seu espaço e uma certa teimosia - são inteligentes mas insistem em testar os tutores para sempre fazer o que querem, na hora que querem.
Pastor Belga Malinois
Um dos cães de trabalho mais utilizados pela polícia por ser ativo, obediente, resistente e destemido, esse cão pastor chama atenção por sua postura elegante e imponente.
Conhecido como a "Ferrari dos cães", essa raça não é indicada para tutores inexperientes por necessitar de muita atividade, física e/ou mental bem direcionada, treinos constantes e pelo potencial de danos por ser um cachorro muito forte.
Rottweiler
Esse cão de guarda, conhecido pelo sua lealdade e instinto protetor, pode se tornar agressivo e possessivo caso não receba um bom treinamento e também se não for socializado corretamente.
Por ser um cão bem apegado à família, pode desenvolver ansiedade de separação e se tornar muito destruidor quando fica entediado.
Devido ao seu grande potencial de mordida, é um cão que precisa de um olhar experiente atento e de supervisão, principalmente na presença de estranhos.
Border Collie
A fama de cão mais inteligente do mundo coloca o border collie como uma das raças mais cobiçadas, porém, essa inteligência pode trazer problemas para tutores inexperientes.
Por ser um cão que aprende rápido, o border também é capaz de utilizar sua capacidade intelectual para "manipular" seus tutores.
Akita
Com forte instinto de guarda, esse grande e imponente cão, assim como outros do grupo dos primitivos, costuma latir pouco e chega até a ser um pouco solitário.
Apesar de ser leal e muito protetor com a família, não é chegado a chamegos e gosta de ter o seu espaço preservado.
Essa raça precisa de uma socialização bem feita, treinos de obediência e de tutores que estudem o comportamento da raça antes de adquirir um.
Boiadeiro Australiano
Esse cão de pastoreio pode ter a fama de teimoso, mas na verdade, são bem inteligentes para usar da teimosia para fazer o que querem.
Enérgicos, precisam de gasto de energia físico e mental pois, se entediados, podem se tornar destruidores.
É bem ligado à família e reservado com estranhos, podendo até apresentar agressividade com quem não conhece, caso não receba treinamento e manejo adequado.
Resumo
Depois de ler essa lista, segue uma outra dica de ouro: estude muito sobre o cão que você deseja e avalie se você terá disponibilidade de tempo e financeira para suprir todas as necessidades dele. A recomendação vale para todo pet que se queira ter.
Pense em consultar um profissional em comportamento canino para te orientar na escolha e no treino do seu filhote; adestramento é fundamental para todos os cães, com raça ou sem raça e pequenos ou grandes.
Um cão é uma grande responsabilidade que fará parte da sua vida por no mínimo 10 a 15 anos - consenso da família, tempo para dedicar-se a ele, gastos com alimentação, brinquedos, treinos, manutenção da saúde e eventuais doenças deverão ser levados em consideração na hora de escolher o seu animalzinho.
Escolha com consciência e dentro das suas possibilidades para que a presença do cãozinho seja prazerosa e te traga mais alegrias que frustrações.
Comentários