icon search
icon search
home icon Home > bichos > caderno animal
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CADERNO ANIMAL

Cães soltos: o que é preciso para conscientizar tutores de cães?

Publicado em 23/01/2023 às 15:31


                                        
                                            Cães soltos: o que é preciso para conscientizar tutores de cães?

Por Miguel Cavalcanti

Hoje vamos com um formato diferente, vamos bater um papo com vocês. Sempre que tenho oportunidade, pergunto a alguns tutores por que eles passeiam com seus cães soltos e a resposta é sempre a mesma: "porque ele me obedece". 

Mas deixa eu colocar algumas coisas para você que às vezes não pensamos por não estar no nosso cotidiano ou por não ser um assunto em que temos muito entendimento.Mesmo sendo obediente, um cão pode se assustar e, nesse momento, ele está a mercê de vários perigos!

Um cão agressivo que esteja próximo e se solte da coleira ou fuja pelo portão de uma casa, por exemplo, poderia ir em cima do seu cão e você não conseguiria ajudá-lo a tempo, colocando em risco a vida dele. 

Esse é apenas UMA de inúmeras situações que poderiam acontecer com o seu cão.

Para os que pensam que "os cães se resolvem" ou "eles sabem se virar bem sozinhos" ou até mesmo "ele sabe o caminho de casa", vamos pensar sob outra ótica: estudos comprovam que cães tem habilidades mentais equivalentes à crianças de 2 - 3 anos; portanto, se fizermos um paralelo com os animais humanos, você deixaria seu filho pequeno sair de casa sozinho só por ele ser esperto pra idade dele?  Ou deixaria que ele pegasse um elevador só porque na pré-escola ele aprendeu os números? 

Tenho certeza que para essas perguntas a resposta é NÃO, afinal, sabemos que a criança dessa idade não tem maturidade e nem discernimento para estar desacompanhada.

Entretanto quando estamos com o nosso cão solto, confiando que ele nos obedece, desconsideramos o instinto do animal não humano e o sujeitamos a várias ameaças que vão desde o encontro com outro cão de temperamento duvidoso a um acidente grave.

Sem considerar que na rua existem aquelas pessoas que amam os animais, pessoas que não gostam de animais e as que tem trauma de animais, e é muito comum encontrar pessoas que morrem de medo de cachorros, sejam eles pequenos ou grandes.

O respeito é a palavra chave de tudo.

Respeite os outros para ser respeitado!

Como dizia minha avó, seu direito termina quando começa o meu; porém, se isto ainda não for o suficiente, pelo menos respeite as leis - e no nosso estado (Paraíba) existe uma que fala justamente sobre os animais em ambientes públicos. 

"Seção VI Da Responsabilidade por Cães e Gatos
Art. 45. Todos os cães deverão ser conduzidos nas vias públicas com guia, coleira e/ou peitoral, de conformidade com seu porte."
Imagem ilustrativa da imagem Cães soltos: o que é preciso para conscientizar tutores de cães?

Miguel Cavalcanti e Fabi Cavalcanti

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp