CADERNO ANIMAL
Segunda sem carne: porque aderir a esse movimento
Publicado em 02/08/2021 às 8:45 | Atualizado em 30/08/2021 às 17:15
“Segunda-feira eu começo…” quem nunca adiou o início de uma dieta ou de algum projeto ou até uma decisão importante para segunda-feira? Já que esse dia é marcado pelas mudanças, que tal tentar um movimento diferente?
A Segunda sem carne foi um movimento relançado em 2009 pelo ex-Beatle Paul McCartney para incentivar novos hábitos alimentares. A campanha, presente em 40 países, conta com o apoio de artistas, empresários e governos. Nas escolas municipais de São Paulo, por exemplo, desde 2011 são oferecidas refeições sem produtos de origem animal a todos os alunos às segundas-feiras.
Além de estimular uma alimentação mais saudável, com uma grande diversidade de sabores, a redução do consumo de carnes e peixes uma vez por semana, traz impactos positivos para o meio ambiente.
Confira o benefício ambiental gerado por uma pessoa que deixa a carne fora do prato apenas um dia - levando em conta o consumo diário de 14g de ovos, 300g de carne e 430ml de leite:
- 14kg de CO2 (o equivalente a 100km rodados de um carro comum)
- 24 metros quadrados de terra
- 3.400 lts de água (equivalente a 26 banhos de 15 minutos)
E pra quem acha que vegetarianos e veganos se alimentam mal, atualmente existe um leque de opções que substituem as carnes nas refeições cotidianas - empanados, hambúrguer, coxinha, linguiça, feijoada, presunto, carne moída - todos produzidos sem ingredientes de origem animal e bastante saborosos.
Vamos começar a semana contribuindo com essa campanha?
Comentários