BICHOS
Pinguins chegam à Paraíba e podem ser visitados em aquário a partir desta quinta (1º)
Animais foram trazidos de São Paulo e são os primeiros da espécie a viver no aquário paraibano.
Publicado em 30/04/2025 às 14:08

Três pinguins-de-Magalhães chegaram nesta quarta-feira (31) ao Aquário Paraíba, em João Pessoa, e já podem ser visitados a partir desta quinta (1º). É a primeira vez que a espécie, típica das regiões frias da Patagônia, passa a integrar o acervo do espaço.
Os animais vieram por meio de uma parceria com a Sabina – Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP), referência nacional em conservação de fauna marinha.
LEIA TAMBÉM:
A migração anual dos pinguins-de-Magalhães para o Brasil, entre março e setembro, é marcada por desafios como poluição marinha, pesca irregular e aquecimento global. Para reduzir os riscos, aquários e zoológicos associados à AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil) atuam no resgate, reabilitação e reprodução assistida dos animais.
Clima do Nordeste não é problema, diz diretor
O engenheiro ambiental e diretor do Aquário Paraíba, Emmanuel Lopes, rebate preocupações sobre o calor local: “O ambiente é climatizado. Esses são animais que, quando está em época de inverno lá [na Patagônia], migram sempre para o Brasil. A temperatura que mais agrada a eles seria na faixa de 21 a 18 graus”.
Conheça os pinguins
- Hellboy: macho de 16 anos, resgatado em Ubatuba (SP) em 2010 pelo Instituto Argonauta.
- Nelly: fêmea de 15 anos, reabilitada no Espírito Santo em 2011 pelo IPRAM.
- Marrie: filha de pinguins nascidos em cativeiro, veio de Santo André (SP) e tem 2 anos.
Os três medem cerca de 60 cm, pesam 4,5 kg e passaram por adaptação antes da viagem, incluindo troca de penas.
O Aquário Paraíba, que completa oito anos, é vinculado à Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e segue normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA).
“Agora, além de educação ambiental, contribuímos diretamente para a preservação da espécie”, afirma Lopes. A instituição promete atividades com escolas da região e ações de sensibilização para o público.
O espaço funciona na Rua das Lagostas, 140, na Praia do Seixas, em João Pessoa, e está aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h. Ingressos são vendidos no local.
Comentários