icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

Edital do Enem 2023 é divulgado

Edital do Enem 2023 dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos para participação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Publicado em 08/05/2023 às 12:45 | Atualizado em 19/09/2023 às 11:39


                                        
                                            Edital do Enem 2023 é divulgado
Edital do Enem 2023 é divulgado. Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

O edital do Enem 2023 foi publicado nesta segunda-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU). O edital do Exame Nacional do Ensino Médio dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos para participação no Enem 2023.

De acordo com o edital, as inscrições acontecem entre 5 e 16 de junho, na Página do Participante. O valor da taxa de inscrição será de R$ 85 e deve ser paga até o dia 21 de junho .

O cronograma já havia sido divulgado, mas foi detalhado no edital do Enem 2023. A aplicação do exame segue nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado está previsto para 16 de janeiro de 2024.

O participante que obtiver a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e não comparecer às provas nos dois dias de aplicação deverá justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2024, se desejar solicitar nova isenção para o Exame.

O Enem 2023 será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. Os municípios de aplicação serão divulgados no sistema de inscrição e no Portal do Inep.

Edital do Enem 2023: quem pode fazer o exame?

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para ter acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio também podem participar, mas como “treineiros”. Nesse caso, os resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

O Inep define como "treineiro" no Enem 2023 o participante que:

  • concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2023;
  • não esteja cursando e não concluiu o ensino médio.

Provas do Enem 2023

Conforme o edital do Enem 2023, a dinâmica do exame segue a mesma dos outros anos. O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração.

O edital disciplina ainda sobre outras questões relativas à prova, como necessidade de acompanhante, atendimento especializado, solicitação de acessibilidade, entre outros pontos.

O participante, antes de efetuar a sua inscrição, deverá ler o edital e os atos normativos, para certificar-se de que aceita todas as condições nele estabelecidas e que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Enem 2023.

Prepare-se de forma gratuita para o Enem com dicas, aulas e correção de redação. Fique por dentro de tudo com o Lá Vem o Enem.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp