icon search
icon search
home icon Home > comunidade
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COMUNIDADE

Entenda movimento que quer mudar nome de João Pessoa

Polêmica sobre o nome de João Pessoa volta a ganhar força com pedido de plebiscito. Movimento "Paraíba, Capital Parahyba” pede há 15 anos a mudança.

Publicado em 24/02/2023 às 10:11 | Atualizado em 27/02/2023 às 18:34


                                        
                                            Entenda movimento que quer mudar nome de João Pessoa
Letreiro "João Pessoa", instalado em 2021 no calçadão da praia de Cabo Branco, ao lado do busto de Tamandaré. (Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP).

O advogado Raoni Vita solicitou nesta quarta-feira (22) ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba a realização de um plebiscito para discutir a mudança do nome de João Pessoa. A discussão não é nova e ganhou força com a criação do movimento "Paraíba, Capital Parahyba”, que pede há 15 anos a mudança do nome da capital.

O movimento é formado por historiadores, geógrafos, artistas, jornalistas, estudantes e educadores. As discussões sobre o assunto iniciaram quando o músico e ex-vereador Flávio Eduardo Maroja, o Fuba, teve a ideia de fazer uma cartilha explicando as razões que fizeram a cidade ser chamada de João Pessoa. 

Na época, o vereador tinha um gabinete no Centro Histórico, onde havia um espaço aberto para diferentes correntes artísticas, que colaboraram com o debate.  E a cartilha se transformou no livro ‘Parahyba 1930: a verdade omitida’.

Também não é a primeira vez que um plebiscito é utilizado para discutir o assunto. Em 2013, houve uma campanha para coleta de assinaturas na Assembleia Legislativa do Estado pedindo que a população fosse consultada sobre o nome da cidade.

Apesar da movimentação para a mudança do nome, o próprio Fuba reconhece que talvez não seja tão fácil convencer os pessoenses. Em entrevista ao JPB1, em 2020, ele disse: “Eu, particularmente, acho muito difícil (a mudança do nome). Naquela época tínhamos 60 mil habitantes e hoje praticamente temos 1 milhão. Além disso, as pessoas não conhecem a história.”

Quem foi João Pessoa para a Paraíba?

Hoje, o nome da cidade homenageia o político João Pessoa, que foi assassinado em 1930 e governou a província por menos de dois anos. Foi ministro do Supremo Tribunal Militar e por articulação do tio, o ex-presidente Epitácio Pessoa, assumiu a província. Para Fuba, o principal desejo da gestão de Pessoa era arrecadar e, para isso, ele criou dois impostos sobre mercadorias transportadas no território da província. Seria o início do pedágio no Brasil.

Pessoa concorreu a presidência do Brasil na chapa com Getúlio Vargas, mas perderam nas urnas para Júlio Prestes. Com a morte de João Pessoa, os aliados da Aliança Liberal derrubaram Washington Luís e colocaram Getúlio Vargas na presidência. 

“João Pessoa não foi esse herói que os livros contam não. E não teve revolução, foi um golpe que começou a ditadura no Brasil”, disse. 

Veja mais: João Pessoa ou Parahyba? Movimento que defende mudança de nome da capital completa 10 anos

A história oficial conta que João Dantas era opositor político de João Pessoa e foi perseguido durante a gestão do presidente da Paraíba. Pessoa mandou a polícia invadir o escritório de Dantas, onde teriam sido encontradas cartas de amor escritas pela poetisa Anayde Beiriz.

João Pessoa decidiu expor as cartas na delegacia e anunciou no jornal. Em retaliação, João Dantas teria matado Pessoa na Confeitaria Glória, em Recife.

Fuba defendeu em entrevista ao Jornal da Paraíba que o crime não tinha caráter político, mas era por “lavagem de honra”. Os aliados do presidente da Paraíba teriam decidido criar um mito para tomar o poder. O ex-vereador aponta que o principal mentor deste plano teria sido o jornalista Assis Chateaubriand. 


				
					Entenda movimento que quer mudar nome de João Pessoa

Mudança de Parahyba para João Pessoa

A mudança de nome da capital, que antes era chamada de Parahyba, aconteceu quase três meses após a morte do político. O assassinato e a comoção popular pressionaram os deputados estaduais, que aprovaram um projeto de lei autorizando a mudança no dia 4 de setembro. A bandeira da cidade também foi trocada e ganhou os tons vermelho e preto, junto ao “Nego”.

“Ao meu ver, você particularizar, botar o nome de uma capital, o nome de um político, é um problema. Ter particularizado uma família no nome de uma cidade e as pessoas não saberem a história!”, opinou Fuba em entrevista ao Jornal da Paraíba, em 2018.

Ariano Suassuna nunca chamou nome de João Pessoa

O escritor Ariano Suassuna tinha apenas 3 anos quando o seu pai, João Suassuna, foi assassinado. Ariano argumentava que a morte de João Pessoa promoveu uma série de rixas políticas que levaram à perseguição e a assassinatos na Paraíba. Seu pai era casado com Rita de Cássia, prima de João Dantas.

Veja mais:95 anos de Ariano Suassuna: ressentimento por João Pessoa inspirou obra do paraibano

João Suassuna tentava se defender de acusações feitas por adversários políticos quando foi assassinado com um tiro nas costas, no dia 9 de outubro de 1930, no Rio de Janeiro. Por isso, o escritor recusava-se a chamar a capital da Paraíba pelo nome de João Pessoa.

Quem era família Pessoa

Familiares de João Pessoa que atuam na política da capital paraibana defendem o legado do político. Membros da família Pessoa, como o vereador Fernando Millanez Neto (PV), ainda vivem na cidade e atuam na política pessoense. Em entrevista ao Jornal da Paraíba, em 2018, o ex-vereador e ex-secretário municipal Fernando Milanez, sobrinho-neto de Pessoa,  afirmou que a possível mudança é um desrespeito a história, e disse que o político mudou a história da nação como o “comandante” da Revolução de 30.

“Eu acho ridículo pensar que se pode rasgar a história. Construam o que João Pessoa construiu”, afirmou Millanez Neto. 

Imagem

Grace Vasconcelos

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp