COMUNIDADE
Obras inacabadas são resultado da 'certeza de impunidade’, diz especialista
As obras inacabadas do estado da Paraíba são tema do Paraíba Comunidade nas TVs Cabo Branco e Paraíba.
Publicado em 23/07/2023 às 6:17
A Paraíba conta com 406 obras inacabadas, segundo o Tribunal de Contas da União. Na lista estão creches, mercados, teatros, rodoviárias e vários outros equipamentos públicos que sofrem com o descaso público.
- Obras inacabadas na Paraíba geram prejuízo de R$ 700 milhões, diz Vital do Rêgo
Em entrevista ao Paraíba Comunidade, a professora do Departamento de Gestão Pública da UFPB, Glenda Ferreira, avalia que as obras inacabadas são resultado da “certeza de impunidade”. Segundo ela, os gestores públicos não cumprem com suas atribuições e não são punidos, o que gera uma banalização do fato.
Vai se reproduzindo (as obras inacabadas), vai se perpetuando no tempo e acaba sinalizando para outros (gestores públicos) que se um não foi punido, logo ele também não será”, afirma".
Glenda Ferreira também aponta os principais motivos para a existência de obras inacabadas: a fragilidade do planejamento e a baixa qualidade dos projetos. Os dois fatores permitem erros que só são percebidos durante a execução da obra, gerando custos extras e o aumento do tempo para sua conclusão.
De acordo com a professora, outro problema é a execução da obra sem um projeto executivo. Ela explica que isso costuma acontecer porque as gestões conseguem os recursos sem antes produzir e entregar o projeto de execução.
As obras inacabadas também são consequência de corrupção ativa e passiva. A especialista explica que práticas deliberadas e a omissão trazem impactos negativos para a sociedade. Segundo Glenda, é importante repensar a relação do estado com a sociedade para combater esses problemas.
“É importante repensar nosso papel como sociedade e como cobramos do poder público sua atuação”, afirma a professora.
Série 'Obras Inacabadas' na Rede Paraíba
Os repórteres Laerte Cerqueira e Beto Silva viajaram ao longo de cinco dias por 10 cidades, visitando 15 obras que foram iniciadas por gestores públicos, mas que nunca foram finalizadas, representando um grave prejuízo de dinheiro público. A série 'Obras Inacabadas' foi exibida em quatro episódios no JPB2, podendo ser assistidas na GloboPlay e lidas no Jornal da Paraíba.
Leia as reportagens da série:
- Obras Inacabadas: Paraíba tem mais de 60 escolas e creches paradas e governo federal promete retomada
- Obras Inacabadas: no Sertão, população espera pela conclusão de unidades de saúde e complexos esportivos
- Obras Inacabadas: população lamenta abandono de casas e espera por um teatro há uma década
- Obras inacabadas deixam agricultores sem água e marchantes sem matadouro na Paraíba
Comentários