UFPB abre seleção com 75 vagas para médico residente

Vagas são distribuídas em 17 programas com duração de um a três anos.

Veja quais são as vagas reservadas para pessoas negras e com deficiência no concurso para professor da UFPB Foto: Divulgação/Angelica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou nesta terça-feira (14) o edital do processo seletivo 2022 para médicos residentes. Estão sendo ofertadas 75 vagas, distribuídas em 17 programas com duração de um a três anos.

As inscrições deverão ser efetuadas entre 14 de setembro e 15 de outubro de 2021, exclusivamente por meio do site do Centro de Ciências Médicas (CCM). O valor da taxa de inscrição, a ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), é de R$ 400. Há possibilidade de isenção da taxa, de acordo com as situações elencadas no edital. O período para os candidatos solicitarem a isenção será os dias 14 e 15 de setembro.

Especialidades de atuação

Os programas de residência são nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Ginecológica, Gastroenterologia, Hepatologia, Infectologia, Mastologia, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Pediatria, Psiquiatria e Reumatologia.

Veja também  Veja as 84 vagas de emprego disponíveis no Sine de João Pessoa nesta segunda (8)

Os selecionados irão atuar no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), unidades básicas de saúde e hospitais de referência, como o Hospital de Trauma de João Pessoa e o Complexo Hospitalar de Mangabeira, o Trauminha.

O valor atual da bolsa-residência é de R$ 3,3 mil, para uma carga horária de 60 horas semanais.

Os recém-formados que pretendem se candidatar a um dos Programas de Residência Médica com acesso direto precisam ter a graduação em medicina concluída ou com data prevista para conclusão até o dia 28 de fevereiro de 2022. No caso dos médicos que já têm uma especialidade e pretendem realizar uma subespecialização, a residência exigida deve ser concluída ou ter data prevista para conclusão até 28 de fevereiro de 2022.