VAMOS TRABALHAR
Concurso da prefeitura de Campina Grande 2023: o que o edital cobra para professor
Último concurso de Campina Grande, organizado pela mesma banca, também ofereceu vagas para professor de língua portuguesa e matemática.
Publicado em 31/01/2023 às 8:10 | Atualizado em 22/03/2023 às 14:47
O concurso da prefeitura de Campina Grande em 2023, com previsão de mais de 500 vagas, vai ter as provas aplicadas em junho deste ano. Mesmo o edital só sendo publicado em abril, já é possível começar a estudar, especialmente para os cargos de professor.
>>> Veja o edital do último concurso
É que no último concurso da prefeitura de Campina Grande, organizado pela mesma banca, o Idecan, houve oferta de vagas para professor de língua portuguesa e matemática. Por enquanto, essas duas disciplinas - mais a de inglês - já tiveram oportunidades confirmadas para o certame na área de educação pelo prefeito Bruno Cunha Lima.
Pensando nisso, o Jornal da Paraíba traz qual o conteúdo cobrado pelo último edital há pouco mais de um ano.
Quais os assuntos da prova para professores?
A prova objetiva teve, ao todo, 60 questões. Elas estavam divididas nas áreas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, como mostra a tabela abaixo:
Disciplina | Questões | |
Conhecimentos gerais |
| - 10 questões |
| - 5 questões | |
| - 5 questões | |
Conhecimentos específicos |
| - 40 questões |
Assuntos da prova de língua portuguesa
- Compreensão e interpretação de textos literários e/ou informativos.
- Recursos estilísticos (ou figuras de linguagem).
- Coesão e coerência.
- Ortografia: uso dos acentos gráficos.
- Grafia de palavras.
- Uso do sinal indicativo de crase.
- Morfologia: classes gramaticais e processos de flexão das palavras.
- Sintaxe de concordância e regência.
- Uso dos sinais de pontuação; Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia.
- Polissemia (denotação e conotação).
Assuntos da prova de conhecimentos específicos
Professor de língua portuguesa
- A Didática como prática educativa; didática e democratização do ensino; o processo de ensino e aprendizagem: objetivos, planejamento, métodos e avaliação: abordagens de acordo com as tendências pedagógicas.
- A construção do conhecimento e a avaliação.
- Concepção de Linguagem: Linguagem como Expressão do Pensamento.
- Linguagem como Meio de Comunicação.
- Linguagem como Processo de Interação: Dialogismo, Enunciado/Enunciação.
- Epilinguismo - Metalinguismo.
- Fenômenos Constitutivos da Linguagem.
- Texto/Discurso.
- Gêneros do Discurso.
- Leitura/Compreensão e Produção Textual.
- Linguística.
- Autoria.
- Conhecimentos de Literatura.
- Gramática.
- Implicações na Prática Pedagógica.
- Educação inclusiva: marcos legais nacionais.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).
- Projeto Político Pedagógico. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990).
- Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.
- Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Lei nº 14.113/2020 (FUNDEB).
- Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014.
- Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 (arts. 205 a 214).
Professor de matemática
- A Didática como prática educativa; didática e democratização do ensino; o processo de ensino e aprendizagem: objetivos, planejamento, métodos e avaliação: abordagens de acordo com as tendências pedagógicas; a construção do conhecimento e a avaliação.
- Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais - propriedades, operações, representação geométrica, divisibilidade, números primos, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum.
- Equações e inequações: 1º grau, 2º grau, exponencial, logarítmica. Funções: função polinomial do 1º grau, função polinomial do 2º grau, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas.
- Trigonometria: triângulo retângulo, triângulos quaisquer, ciclo trigonométrico, relações entre arcos, equações e inequações.
- Sequências numéricas: progressão aritmética e progressão geométrica.
- Matriz, determinante e sistemas lineares. Análise Combinatória.
- Probabilidade.
- Estatística.
- Matemática Financeira: juros simples e compostos, descontos, taxas proporcionais; razão e proporção, regra de três, porcentagem, taxas de acréscimo e decréscimos, taxa de lucro ou margem sobre o preço de custo e sobre o preço de venda.
- Geometria Plana: ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, círculo, circunferência, polígonos regulares inscritos e circunscritos.
- Propriedades, perímetro e área.
- Geometria Espacial: poliedros, prismas, pirâmide, cilindro, cone e esfera.
- Elementos, classificação, áreas e volume.
- Geometria Analítica: ponto, reta e circunferência.
- Cônicas: elipse, hipérbole, Parábola.
- Números Complexos.
- Polinômios e Equações Algébricas.
- Cálculo diferencial e integral de funções de uma variável: limite, derivada e integral.
- Cálculo e aplicações.
- Raciocínio lógico.
- Aplicação dos conteúdos anteriormente listados em situações cotidianas.
- Educação inclusiva: marcos legais nacionais.
- Projeto Político Pedagógico.
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996); Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990).
- Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.
- Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Lei nº 14.113/2020 (FUNDEB).
- Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014.
- Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 (arts. 205 a 214).
Comentários