Concurso da prefeitura de Campina Grande 2023: o que o edital cobra para professor

Último concurso de Campina Grande, organizado pela mesma banca, também ofereceu vagas para professor de língua portuguesa e matemática.

Foto: Divulgação

O concurso da prefeitura de Campina Grande em 2023, com previsão de mais de 500 vagas, vai ter as provas aplicadas em junho deste ano. Mesmo o edital só sendo publicado em abril, já é possível começar a estudar, especialmente para os cargos de professor.

>>> Veja o edital do último concurso

É que no último concurso da prefeitura de Campina Grande, organizado pela mesma banca, o Idecan, houve oferta de vagas para professor de língua portuguesa e matemática. Por enquanto, essas duas disciplinas – mais a de inglês – já tiveram oportunidades confirmadas para o certame na área de educação pelo prefeito Bruno Cunha Lima.

Pensando nisso, o Jornal da Paraíba traz qual o conteúdo cobrado pelo último edital há pouco mais de um ano.

Quais os assuntos da prova para professores?

A prova objetiva teve, ao todo, 60 questões. Elas estavam divididas nas áreas de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, como mostra a tabela abaixo:

Disciplina Questões
Conhecimentos gerais
  • Língua portuguesa
 – 10 questões
  • Estatuto do Servidor
 – 5 questões
  • História geral sobre Campina Grande
 – 5 questões
Conhecimentos específicos
  • Referentes ao segmento de atuação do professor
 – 40 questões

Assuntos da prova de língua portuguesa

  • Compreensão e interpretação de textos literários e/ou informativos.
  • Recursos estilísticos (ou figuras de linguagem).
  • Coesão e coerência.
  • Ortografia: uso dos acentos gráficos.
  • Grafia de palavras.
  • Uso do sinal indicativo de crase.
  • Morfologia: classes gramaticais e processos de flexão das palavras.
  • Sintaxe de concordância e regência.
  • Uso dos sinais de pontuação; Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia.
  • Polissemia (denotação e conotação).

Assuntos da prova de conhecimentos específicos

Professor de língua portuguesa

  • A Didática como prática educativa; didática e democratização do ensino; o processo de ensino e aprendizagem: objetivos, planejamento, métodos e avaliação: abordagens de acordo com as tendências pedagógicas.
  • A construção do conhecimento e a avaliação.
  • Concepção de Linguagem: Linguagem como Expressão do Pensamento.
  • Linguagem como Meio de Comunicação.
  • Linguagem como Processo de Interação: Dialogismo, Enunciado/Enunciação.
  • Epilinguismo – Metalinguismo.
  • Fenômenos Constitutivos da Linguagem.
  • Texto/Discurso.
  • Gêneros do Discurso.
  • Leitura/Compreensão e Produção Textual.
  • Linguística.
  • Autoria.
  • Conhecimentos de Literatura.
  • Gramática.
  • Implicações na Prática Pedagógica.
  • Educação inclusiva: marcos legais nacionais.
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).
  • Projeto Político Pedagógico. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990).
  • Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.
  • Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Lei nº 14.113/2020 (FUNDEB).
  • Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014.
  • Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 (arts. 205 a 214).

Professor de matemática

  • A Didática como prática educativa; didática e democratização do ensino; o processo de ensino e aprendizagem: objetivos, planejamento, métodos e avaliação: abordagens de acordo com as tendências pedagógicas; a construção do conhecimento e a avaliação.
  • Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais – propriedades, operações, representação geométrica, divisibilidade, números primos, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum.
  • Equações e inequações: 1º grau, 2º grau, exponencial, logarítmica. Funções: função polinomial do 1º grau, função polinomial do 2º grau, função exponencial, função logarítmica, funções trigonométricas.
  • Trigonometria: triângulo retângulo, triângulos quaisquer, ciclo trigonométrico, relações entre arcos, equações e inequações.
  • Sequências numéricas: progressão aritmética e progressão geométrica.
  • Matriz, determinante e sistemas lineares. Análise Combinatória.
  • Probabilidade.
  • Estatística.
  • Matemática Financeira: juros simples e compostos, descontos, taxas proporcionais; razão e proporção, regra de três, porcentagem, taxas de acréscimo e decréscimos, taxa de lucro ou margem sobre o preço de custo e sobre o preço de venda.
  • Geometria Plana: ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, círculo, circunferência, polígonos regulares inscritos e circunscritos.
  • Propriedades, perímetro e área.
  • Geometria Espacial: poliedros, prismas, pirâmide, cilindro, cone e esfera.
  • Elementos, classificação, áreas e volume.
  • Geometria Analítica: ponto, reta e circunferência.
  • Cônicas: elipse, hipérbole, Parábola.
  • Números Complexos.
  • Polinômios e Equações Algébricas.
  • Cálculo diferencial e integral de funções de uma variável: limite, derivada e integral.
  • Cálculo e aplicações.
  • Raciocínio lógico.
  • Aplicação dos conteúdos anteriormente listados em situações cotidianas.
  • Educação inclusiva: marcos legais nacionais.
  • Projeto Político Pedagógico.
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996); Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990).
  • Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.
  • Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Lei nº 14.113/2020 (FUNDEB).
  • Plano Nacional de Educação – PNE, Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014.
  • Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 (arts. 205 a 214).