icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

49% da população acredita na influência do horário eleitoral, revela pesquisa

Outro dado importante é que 67% dos entrevistados não escolhem nenhum candidato apenas por ter visto ou escutado no horário eleitoral.  

Publicado em 31/08/2010 às 16:46 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:35

Da Redação

O estudo estatístico realizado pelo Grupo 6Sigma foi divulgado nesta terça-feira (31) na sede da OAB Campina Grande. A audiência do horário eleitoral gratuito foi objeto de pesquisa de opinião pública. O ponto principal da pesquisa era verificar o impacto e as influências que o horário político tem sobre o eleitorado campinense. Foram ouvidos 600 eleitores, nos 12 bairros de maiores escolas eleitorais da cidade. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 a 29 de agosto.

Os pesquisadores perguntaram aos eleitores quantas vezes eles assistem o horário eleitoral, no rádio e na televisão, os resultados foram 90,2% na televisão e 9,8% no rádio e o horário mais assistido na televisão é do 20h30. Foram convidados também a opinar sobre a qualidade dos programas e no total de 39,6% consideram o horário eleitoral regular.

Outro resultado importante que a pesquisa divulgou é que 49% dos eleitores acreditam que o horário eleitoral influência diretamente na escolha dos candidatos e o outro resultado que confronta com esse dado é que 67,2% não escolhem nenhum candidato apenas por ter visto ou escutado nos programas eleitorais.

Além disso, outro dado relevante que surgiu do estudo é o teste de lembrança do eleitor, que revelaram que 88% dos eleitores lembra em quem votaram para Presidente na última eleição. 82% recorda em quem votou para Governador e 48% lembra também em quem votou para Senador.

Já para os Deputados Federais e Estaduais a pesquisa divulgou que 52,3% não lembra em quem votou para Federal e 50,8% também não lembra em quem votou para Deputado Estadual na última eleição. Lembrando que a margem de erro da pesquis é de 4% e de confiança 95%.

Enquete

O Paraíba1 também questionou seus leitores sobre a possível eficácia das propagandas eleitorais transmitidas no horário gratuito. A pergunta foi "Você acha que a propaganda eleitoral faz diferença em uma eleição?"

Para esta pergunta, que teve 967 participações registradas, 30% disseram que a propaganda "não muda nada", 48% disseram que "pode mudar tudo" e 22% afirmaram "não assisto propaganda eleitoral".

Você acha que a propaganda eleitoral faz diferença em uma eleição? - 967 votos

30% - não muda nada
48% - Pode mudar tudo
22% - Não assisto propaganda eleitoral

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp