COTIDIANO
Advogado paraibano integra lista para escolha de novo ministro
Advogado Rogério Varela faz parte da lista sêxtupla encaminhada pela OAB ao Superior Tribunal de Justiça para a escolha de quem ocupará a vaga deixada pelo ministro Humberto Gomes Barros.
Publicado em 13/09/2010 às 20:04 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:34
Da Redação
Com Assessoria de imprensa do STJ e Agência Brasil
O advogado paraibano Rogério Magnus Varela Gonçalves está na lista sêxtupla encaminhada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a escolha da pessoas que ocupará o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O Cargo está vago em decorrência da aposentadoria do ministro Humberto Gomes de Barros.
Além de Rogério Varela, outros cinco advogados concorrem a esta vaga. A OAB encaminhou ainda outras duas listas sêxtuplas, destinadas ao preenchimento das vagas deixadas pelas aposentadorias dos ministros Antônio de Pádua e Nilson Neves.
As listas apresentadas pela OAB deverão ser analisadas pelo Pleno do STJ, que escolherá três nomes de cada relação e os enviará para a Presidência da República, já que cabe ao presidente indicar os futuros ministros. Antes da nomeação, os escolhidos precisarão ter seus nomes aprovados pelo Senado
Dos 33 ministros que compõem o Tribunal, onze são escolhidos dentre advogados e membros do Ministério Público. O STJ ainda não tem a data da sessão plenária em que as listas apresentadas pela OAB serão analisadas.
Escolha das listas sêxtuplas
A eleição no Conselho Federal da OAB foi disputada por 41 advogados. Ao final, foram escolhidos os seguintes profissionais, apresentados em cada lista conforme a ordem de votação (do mais votado para o menos votado):
Primeira lista (vaga decorrente da aposentadoria do ministro Antônio de Pádua Ribeiro): Edson Vieira Abdala (PR), Carlos Alberto Menezes (SE), Márcio Kayatt (SP), Alexandre Honoré Marie Thiollier Filho (SP), Ovídio Martins de Araújo (GO) e Antonio Carlos Ferreira (SP).
Segunda lista (vaga decorrente da aposentadoria do ministro Humberto Gomes de Barros): Fábio Costa Ferrario de Almeida (AL), Rodrigo Lins e Silva Cândido de Oliveira (RJ), Aniello Miranda Aufiero (AM), Sebastião Alves dos Reis Junior (DF), Rogério Magnus Varela Gonçalves (PB) e Alde da Costa Santos Júnior (DF).
Terceira lista (vaga decorrente da aposentadoria do ministro Nilson Naves): Bruno Espiñeira Lemos (BA), Reynaldo Andrade da Silveira (PA), Mário Roberto Pereira de Araújo (PI), Elarmin Miranda (MT), Esdras Dantas de Souza (DF) e Ricardo Villas Bôas Cueva (SP).
Comentários