COTIDIANO
Argentina quer debater 'Malvinas'
Kirchner também mudou sua estratégia com relação aos voos comerciais.
Publicado em 02/03/2012 às 8:00
O governo argentino, comandado por Cristina Kirchner, acionou a União Europeia para avaliar o impasse envolvendo argentinos e britânicos em relação ao domínio das Ilhas Malvinas – chamadas de Falklands pelos britânicos. Para os argentinos, o assunto deve ser debatido na Assembleia Geral das Nações Unidas. A discussão ocorre às vésperas de completar 30 anos da disputa pela soberania das ilhas por argentinos e britânicos. Informações são da Agência Brasil.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Argentina, a iniciativa de levar o debate para a Organização das Nações Unidas (ONU) é uma maneira de verificar eventuais violações de resoluções impostas pela ONU, além da exploração dos recursos naturais.
VOOS
Kirchner também mudou sua estratégia com relação aos voos comerciais. Cristina já ameaçou cancelar o único voo semanal que liga a cidade chilena de Punta Arenas a Stanley, capital das Malvinas. A rota sobrevoa espaço aéreo argentino. Duas vezes por mês, o avião para na cidade argentina de Río Gallegos.
Ontem, na sessão de abertura dos trabalhos do Congresso, Cristina disse que pedirá a revisão do acordo entre Argentina e Reino Unido para que os voos para as ilhas saiam de Buenos Aires.
Comentários