COTIDIANO
Ataque aéreo mata 30 na Síria
Ativistas relataram que o bombardeio atingiu uma estação de serviços, com um posto de combustível, e provocou uma grande explosão.
Publicado em 21/09/2012 às 8:00
Um ataque aéreo das forças leais ao regime do ditador sírio Bashar Assad provocou a morte de pelo menos 30 pessoas no povoado de Ain Isa, na província de Raqqa, no norte da Síria.
Ativistas relataram que o bombardeio atingiu uma estação de serviços, com um posto de combustível, e provocou uma grande explosão.
Inicialmente, a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) havia divulgado um número bem maior de mortos (54), baseada em testemunhas da região. "Advogados e ativistas desta região afirmaram que a explosão ocorreu devido a um ataque aéreo", afirmou o diretor da OSDH, Rami Abdel Rahman, à France Presse.
"Pelo menos 30 pessoas morreram e 83 ficaram feridas, mas há informações não confirmadas de que o número de mortos passa de 50", acrescentou.
Sem fontes independentes para confirmar esses números, a imprensa internacional tem utilizado regularmente as cifras da OSDH para acompanhar a mortalidade dessa guerra civil, que já dura 18 meses. Nesse período, segundo a ONG, mais de 29 mil pessoas morreram, entre elas 20 mil civis.
Outro grupo de ativistas de oposição ao regime, a Comitês de Coordenação Local (CCL), não reportou um número de vítimas, mas confirmou que o local foi alvo de intensos ataques aéreos.
Ainda segundo a CCL, pelo menos 70 pessoas feridas foram atendidas no hospital da província de Raqqa.
DAMASCO
Em outro desdobramento da guerra civil, a TV estatal síria reportou um choque entre um helicóptero militar e um jato comercial com 200 passageiros próximo da capital.
O avião conseguiu pousar em segurança e nenhum dos passageiros se feriu, ainda segundo a TV estatal.
Ainda faltam informações, no entanto, sobre o destino do helicóptero, que caiu em um subúrbio da capital.
Enquanto a TV estatal menciona um choque em pleno ar como a explicação do acidente, sem dar maiores detalhes, a OSDH afirmou que o helicóptero foi "derrubado por combatentes rebeldes".
Comentários