COTIDIANO
Brasileira que fugiu do marido no Líbano já está a caminho do Brasil
Autoridades sírias permitiram que Nariman volte com filho para Curitiba.Ela disse que quer chegar a Matinhos, sua cidade natal, e abraçar a mãe.
Publicado em 10/09/2008 às 16:58
Do G1
A brasileira Nariman Osman Chiah já está a caminho do Brasil. Ela finalmente conseguiu o documento do governo sírio para voltar ao Brasil com o filho e já deixou o país.
A primeira escala do vôo de volta foi feita em Istambul, na Turquia. Ela deve chegar ao Brasil na manhã desta quinta-feira. No final da tarde, eles devem estar em Matinhos, no litoral paranaense.
Nariman e o menino haviam fugido do Líbano na última sexta-feira, depois de ela ter sido ameaçada de morte pelo marido libanês, segundo a versão da brasileira. Os dois se refugiaram na embaixada do Brasil em Damasco, na Síria, depois de ter fugido a pé do Líbano.
Em Istambul, Nariman disse que não vê a hora de chegar a Matinhos. Ela espera começar uma "vida nova" e diz que quer abraçar a mãe e "não largar mais".
Expectativa
Desde o início da semana é grande a expectativa em Matinhos (PR) para o regresso da brasileira. "Nariman me ligou e disse que já está ajeitando as malas para voltar. Estou muito feliz, não imaginava que fosse tão breve", disse à GloboNews Mahassen Chiad, mãe da brasileira.
Nariman foi para a Síria em uma tentativa de fugir do marido, que mora no Líbano e que, segundo ela, a ameaçou de morte. Ela é filha de libaneses e, aos 14 anos, foi levada para o Líbano, onde se casou com Ahamed. Nariman voltou ao Brasil, teve um filho e há três meses regressou ao Líbano. Lá, diz que foi proibida de sair de casa pelo marido.
Nariman está temporariamente alojada na embaixada brasileira em Damasco, com o filho Abbas, de 6 anos, que ganhou brinquedos dos funcionários do local. Nariman, grávida de quase cinco meses, foi atendida por um médico e descobriu que terá uma menina.
Seu caso sensibilizou as autoridades sírias e o embaixador brasileiro no país, Edgard Casciano, disse que está otimista quanto à breve liberação de Nariman. "Todos os documentos exigidos pelas autoridades já foram entregues", informou.
Comentários